Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Iduina Edith Mont’Alverne Braun | - |
Autor(es): dc.contributor | Nhary, Tânia Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Carmela Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Gilmar Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Marendino, Rosane Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Ruidglan Barros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14664 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754825 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo central compreender os sentidos do ensino de teatro na da escola pública, em especial a Escola Municipal Artur Ramos, do município do Rio de janeiro. Procurou-se, com os estudos, observar a contribuição da linguagem teatral para transformações em nível pessoal e de relações de grupo, evidenciando o imaginário da escola. Utilizou-se como referencial teórico a Antropologia da Complexidade de Edgar Morin, a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, os estudos teórico-práticos sobre o jogo teatral em Viola Spolin e Jean Pierre Ryngaert e, ainda, as contribuições dos estudos da Pesquisa Narrativa proposta por Chaves (1999). O grupo de sujeitos da pesquisa foi formado pelos representantes da comunidade escolar (professores, estudantes, funcionários, diretores, coordenadores) envolvidos no processo de Artes Cênicas. As heurísticas adotadas foram as oficinas de jogos teatrais, desenhos, encenações e entrevistas narrativas, que contribuíram para apresentar a cultura, ou seja, os modos de pensar, sentir e agir deste grupo. Através de uma hermenêutica simbólica, identificou-se as imagens, evidenciando seu potencial significativo em cada uma das experiências. A pesquisa buscou ainda, a partir dos jogos teatrais realizados em sala, compreender as aproximações entre os envolvidos, considerando as contradições e os acasos, desejando assim revelar o valor simbólico destas relações que se re-configuraram a partir do encontro com o cênico e que se revelaram significativas para a formação de cada um deles bem como para as políticas públicas em educação | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The main objective of the present research is to understand the purposes of the Theater Education in the public school, especially in a Municipal School called Artur Ramos, in the city of Rio de Janeiro. In this study, it was sought to observe the contribution of the theatrical language for the personal transformation and of group relations highlighting the imaginary of the school . It was used as a theoretical framework the research topics of the Anthropology of Complexity of Edgar Morin, the Sociology of Everyday Life of Michel Maffesoly, the Anthropology of the Imaginary of Gilbert Durand, the theoretical-practical studies of theatrical games of Viola Spolin and Jean Pierre Ryngaert and furthermore the contributions of the studies of the Narrative Research proposed by Chaves ( 1999). The group of research subjects was formed by representatives of the school’s community (teachers, students, staffs, school principals, coordinators) involved in the process of the Performing Arts. The heuristics adopted were the workshops of theatrical games, drawings, stagings, narrative interviews which contributed to present the culture, namely the ways of thinking, feeling and acting of this group. By means of symbolic hermeneutics the imagery was identified, becoming evident its potential significance for each one of the experiences. Additionally the research pursued through the theatrical games performed in the classroom, the understanding of the approximation of the subjects involved, considering the contradictions and acts of fortune, thus intending to reveal the symbolic valour of these relations that were configured when of the encounter with the scenic and were revealed significant for their development as well as for the public policies for education | - |
Descrição: dc.description | 230 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Jornada dionisíaca: narrativa mítico-simbólico-teatral de processos educacionais na escola pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: