Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Geraldo André Thurler | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14929 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754823 | - |
Descrição: dc.description | Sob a necessidade do incentivo à transformação de um ensino de química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana, e visando ao cumprimento da Lei 10.639/03, o presente trabalho relata a aplicação de uma atividade que utiliza o ensino de química ambiental para tratar das relações assimétricas entre a poluição do ar observada em cidades da região da África Subsaariana e os níveis de desenvolvimento social e tecnológico disponíveis à população dessa região. São expressados então uma abordagem do combate à poluição atmosférica e uma reflexão sobre as condições em que se dá a exploração dessas reservas minerais fundamentais. Seguindo os preceitos da pedagogia histórico-crítica, a prática, desenvolvida em um colégio estadual do município de São Gonçalo, foi pautada em um viés problematizador que gerou um debate e reflexão sobre o potencial e a importância dos povos africanos para o desenvolvimento sustentável no nível global, utilizando elementos como o diálogo e a produção textual para trabalhar o empoderamento dos alunos. Esta estratégia deu espaço para o desenvolvimento e apresentação de narrativas africanas dentro da aprendizagem de química ambiental, permitindo que os alunos aprendessem de maneira efetiva, podendo se reconhecer nos exemplos e fazendo correlações com sua própria vivência | - |
Descrição: dc.description | Under the need to encourage the transformation of a chemistry teaching that still values contents and narratives that brings themes from European and North American culture, and aiming to comply with the Law 10.639/03, this work reports the application of an activity which uses environmental chemistry education to address the asymmetrical relationships between air pollution observed in cities in the sub-Saharan Africa region and the levels of development and technologies available to the population of that region, the fight against air pollution and the possession of mineral reserves that are fundamental to the deployment of this progress. Following the precepts of historical-critical pedagogy, the practice, applied at a state college in the city of São Gonçalo, was based on a problematic bias, which generated a debate and reflection on the potential and importance of African population for sustainable growth in a global level, using elements such as dialogue and textual production to work on student empowerment, providing space for the development and presentation of African narratives within environmental chemistry learning, allowing students to learn effectively, being able to recognize themselves in the examples and making correlations with their own experience | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continente africano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição atmosférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | African continent | - |
Palavras-chave: dc.subject | African culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Air pollution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empowerment | - |
Título: dc.title | A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: