Ecologia e meio ambiente antes e depois da BNCC em uma coleção de livro didático de biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5689153557360533-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Juliane do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754802-
Descrição: dc.descriptionVivemos no Antropoceno, período no qual as atividades humanas vêm causando a crise climática e a crise da perda de biodiversidade. Nesse cenário, fica clara a importância de desenvolvermos uma sociedade mais consciente e sustentável através de uma base educacional consolidada. Com isso, o estudo de Ecologia e Meio Ambiente voltado a induzir reflexão sobre questões socioambientais e para a formação de cidadãos ecopolíticos é essencial. Contudo, muitos alunos estão preocupados em memorizar termos e conceitos para passar em exames vestibulares, em especial no ensino médio. Além disso, as recentes políticas curriculares devem ser consideradas por alterarem a abordagem da Biologia. E essas mudanças podem ser observadas em Livros Didáticos (LDs), que muitas vezes guiam o aprendizado escolar. Diante disso, o objetivo do trabalho é analisar e comparar o conteúdo de Meio Ambiente e Ecologia presente em duas edições de uma coleção de livro didático do Ensino Médio (Biologia) antes (LD1) e depois da BNCC (LD2). Para isso, foi analisado o conteúdo teórico, recursos visuais e atividades propostas sobre Ecologia e Meio Ambiente nos LDs. Como fatores de análise do conteúdo teórico optou-se pela clareza, contradições conceituais, interligação dos conteúdos e a concepção de educação ambiental. Para os recursos visuais, o foco foi a adequação da fauna brasileira e o nível de abstração e credibilidade das imagens. E para as atividades propostas observou-se a exibição de novas formas de se trabalhar o conteúdo e concepção de educação ambiental. Os resultados indicaram que os LDs são claros e têm muitas temáticas em comum, mas o LD2 é mais conteudista e complexo. Em relação ao conteúdo ecológico, o LD2 suprimiu conteúdos importantes, mas incluiu diversas temáticas ambientais. Por outro lado, o LD1 é o que mais se aproxima de uma educação ambiental crítica. A respeito dos recursos visuais, o LD1 possui mais imagens de baixo nível de abstração e alta credibilidade, porém o LD2 apresenta uma melhor articulação entre o texto e imagem e qualidade das legendas. Já nas atividades, apesar do foco ser na aplicação de conceitos, os dois LDs se aproximam de uma educação ambiental crítica na discussão de textos. Dito isso, o docente é essencial na avaliação crítica do LD e na formação de cidadãos conscientes para agir individualmente e coletivamente em prol de um planeta mais sustentável-
Descrição: dc.descriptionWe live in the Anthropocene, a period in which human activities have been causing the climate crisis and the crisis of biodiversity loss. In this scenario, it is clear the importance of developing a more conscious and sustainable society through a consolidated educational base. Thus, the study of Ecology and Environment aimed at inducing reflection on socio-environmental issues and educating eco-political citizens is essential. However, many students are concerned with memorizing terms and concepts to pass entrance exams, especially in high school. In addition, recent curriculum policies should be considered as they change the approach to Biology. And these changes can be observed in Textbooks (LDs), which often guide school learning. Therefore, the objective of this work is to analyze and compare the Environment and Ecology content present in two editions of a high school textbook collection (Biology) before (LD1) and after the BNCC (LD2). For this, the theoretical content, visual resources and activities proposed on Ecology and Environment in the textbooks were analyzed. As factors for analyzing the theoretical content it were chosen clarity, conceptual contradictions, interconnection of contents and the concept of environmental education. For the visual resources, the focus was on the adequacy of the Brazilian fauna and the level of abstraction and credibility of the images. And for the proposed activities, it was observed the exhibition of new ways of working the content and conception of environmental education. The results indicated that LDs are clear and have many themes in common, but LD2 is more content based and complex. Regarding the ecological content, LD2 suppressed important content, but included several environmental themes. On the other hand, LD1 is the closest to critical environmental education. Regarding visual resources, LD1 has more images with a low level of abstraction and high credibility, but LD2 has better articulation between text and image and quality of subtitles. As for the activities, despite the focus on explaining concepts, the two textbooks approach a critical environmental education in the discussion of texts. That being said, the teacher is essential in the critical evaluation of the textbook and training of conscious citizens to act individually and collectively in favor of a more sustainable planet-
Descrição: dc.description72 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Palavras-chave: dc.subjectEcology-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum policies-
Título: dc.titleEcologia e meio ambiente antes e depois da BNCC em uma coleção de livro didático de biologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.