Formação em Pedagogia e a naturalização de problemas de escolarização: o discurso médico atravessando as práticas escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInsfran, Fernanda Fochi Nogueira-
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorNegreiros, Fauston-
Autor(es): dc.creatorFaria, Sâmela Estéfany Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27647-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754751-
Descrição: dc.descriptionEste estudo foi cunhado a fim de compreender como o curso de Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior - INFES da UFF, situado no município de Santo Antônio de Pádua – RJ, discute os problemas de escolarização e o fracasso escolar com os futuros professores que irá formar. Nossa preocupação é de que os/as profissionais da educação que buscam áreas de estudo como a psicopedagogia para compreenderem melhor as chamadas “dificuldades de aprendizagem” possam estar construindo uma percepção de fracasso escolar que se ampara numa perspectiva isolada da conjuntura sóciohistórica necessária para compreender os determinantes sociais, políticos, culturais, econômicos e históricos que sujeitam a classe trabalhadora ao fracasso escolar. Para isso, portanto, contamos com a participação de alunos formandos e formados do curso em questão ao responderem um questionário online. Além disso, localizamos as programações curriculares e o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia do INFES – UFF para compor nossas análises e nos ajudar a entender como estão sendo trabalhadas tais questões no curso em questão. Nossa pesquisa mostrou, por fim, que há uma compreensão destoante do tema de medicalização da educação e que a culpabilização individual sobre os fracassos ainda se faz presente. Além disso, também percebemos que o curso de Pedagogia do INFES não possui em suas grades curriculares disciplinas sobre o tema de fracasso escolar, medicalização e “dificuldades de aprendizagem”. Por meio desses resultados, propomos pensar em um ensino transversal, baseado no conceito de Transdisciplinaridade, que possa contribuir com a formação por um viés de educação não-medicalizada na região do Noroeste Fluminense.-
Descrição: dc.descriptionThis study was coined in order to understand how the Pedagogy course of the Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior - INFES of UFF, located in the municipality of Santo Antônio de Pádua - RJ, discusses schooling problems and school failure with future teachers that will form. Our concern is that education professionals looking for areas of study such as psychopedagogy to better understand the so-called “learning difficulties” may be building a perception of school failure that is supported by an isolated perspective of the socio-historical situation necessary for understand the social, political, cultural, economic and historical determinants that subject the working class to school failure. Therefore, we count on the participation of graduate students and graduates of the course in question when answering an online questionnaire. In addition, we located the curricular grids and the Pedagogical Political Project of the Pedagogy course at INFES - UFF to compose our analyzes and help us understand how these issues are being worked on in the course in question. Finally, our research showed that there is a different understanding of the topic of medicalization of education and that individual blame for failures is still present. In addition, we also noticed that the INFES Pedagogy course does not have disciplines on the subject of school failure, medicalization and “learning difficulties” in its curriculum. Through these results, we propose to think about a transversal teaching, based on the concept of Transdisciplinarity, that can contribute to the formation through a nonmedicalized education bias in the Northwest region of Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.description143 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação em Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectNoroeste Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool failure-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalization-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Difficulty-
Palavras-chave: dc.subjectNorthwest Fluminense-
Título: dc.titleFormação em Pedagogia e a naturalização de problemas de escolarização: o discurso médico atravessando as práticas escolares-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.