O software scratch e o ensino e aprendizagem da educação financeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorManhães, Laci Mary Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6973300839713560-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabrízzio Condé de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5149229612250815-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Fábio Pacheco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8575407941797498-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4853239429978313-
Autor(es): dc.creatorKort-Kamp, Lara Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25049-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754750-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo possui o objetivo de apresentar uma proposta lúdica, utilizando jogos educativos desenvolvidos no decorrer do trabalho, com o software Scratch, com o intuito de colaborar com o ensino e aprendizado da Educação Financeira. Procurou-se abranger no enredo dos jogos a relação do cotidiano do aluno com a Educação Financeira, além de aspectos da Matemática Financeira e da Educação Ambiental, com a finalidade de além de possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos matemáticos, possibilitar aprenderem como colocar em prática os conhecimentos adquiridos a partir da Educação Financeira de forma consciente e sustentável. Para o desenvolvimento do estudo além da pesquisa bibliográfica, foi também desenvolvida uma pesquisa exploratória e conjuntamente pesquisa de ação, sendo conduzida com 50 estudantes de nível fundamental a fim de identificar as dificuldades dos discentes em relação à conteúdos da Educação Financeira. Os jogos foram avaliados por professores de matemática de modo a constatar se são adequados para auxiliar o professor no ensino da Educação Financeira e delinear um perfil etário dos alunos, assim como perceber se a construção dos jogos propiciou um jogo dinâmico, divertido e que captura a atenção do jogador. Como resultado principal pode-se apontar que os jogos desenvolvidos podem contribuir para auxiliar o professor no ensino da Educação Financeira, conforme apontaram os professores participantes. Espera-se que com os jogos desenvolvidos seja possível difundir e fortalecer o conhecimento da Educação Financeira entre as crianças do ensino fundamental, demonstrando a importância dos conceitos da matemática em seu cotidiano, além de contribuir para desenvolvimento de conteúdo lúdico utilizando o software Scratch. Convém destacar que o jogo isoladamente não ensina, é necessário amparo pedagógico para que contribua no aprendizado.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to present a playful proposal, using educational games developed during work, with the Scratch software, in order to collaborate with the teaching and learning of Financial Education. We tried to cover in the game's plot the relationship of the student's daily life with Financial Education, in addition to aspects of Financial Mathematics and Environmental Education, with the purpose of enabling students to acquire mathematical knowledge, enabling them to learn how to put into practice the knowledge acquired from Financial Education in a conscious and sustainable way. For the development of the study, in addition to the bibliographic research, an exploratory research and joint action research was also developed, being conducted with 50 elementary level students in order to identify the difficulties of students in relation to the contents of Financial Education. The games were evaluated by math teachers in order to see if they are adequate to help the teacher in the teaching of Financial Education and to outline an age profile of the students, as well as to see if the construction of the games provided a dynamic, fun game that captures the player's attention. As a main result, it can be pointed out that the developed games can help the teacher in the teaching of Financial Education, as pointed out by the participating teachers. It is expected that with the games developed it will be possible to spread and strengthen the knowledge of Financial Education among elementary school children, demonstrating the importance of math concepts in their daily lives, in addition to contributing to the development of playful content using the Scratch software. It should be noted that the game alone does not teach, it is necessary pedagogical support to contribute to learning.-
Descrição: dc.description77 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Scratch-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial Education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital educational games-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Scratch-
Título: dc.titleO software scratch e o ensino e aprendizagem da educação financeira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.