Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Murilo Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Pauli Adriano de Almada | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Gustavo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Gustavo Ponte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754744 | - |
Descrição: dc.description | Com este estudo, buscou-se analisar a influência das heurísticas na tomada de decisão no resultado de um jogo de empresas. Apresentou-se como eixo teórico temas referentes a heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão (KAHNEMAN, SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Como ambiente de pesquisa utilizou-se uma técnica de aprendizagem vivencial no qual consiste a ideia de tomada de decisão (jogo de empresas). Neste ambiente os dados foram coletados. O método a pesquisa se caracteriza como descritivo. Os dados foram analisados com o auxílio de técnicas estatísticas que indicaram a relação entre as variáveis estudadas. Os resultados apontam para indícios que tais variáveis não possuem correlação significativa, porém ocorreu o contrário da proposição levantada, grupos mais afetados pelas heurísticas tiveram melhor desempenho no jogo de empresas | - |
Descrição: dc.description | This study analyzed the influence of heuristics in decision making on the outcome of a business game. The theoretical focus issues related to cognitive biases and heuristics in decision making (KAHNEMAN; SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), business games and management labs (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). To make this research was used a technique in which experiential leaming is the idea of decision making (business game), this environrnent the data were collected. The research method was characterized as descriptive where data were analyzed with the use of statistical techniques that indicated the relationship between the variables studied. The results point to evidence that these variables have no significant correlation, but the opposite occurred with the proposal raised, the groups most affected by the heuristics performed better in the business game | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heurísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de empresa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heurística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision making | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heuristics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business games | - |
Título: dc.title | Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: