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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alves, Claudia Foganholi | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Sérgio Ricardo Aboud | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, André Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Mariana Alves Ramos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754743 | - |
Descrição: dc.description | O implemento de ações afirmativas expõe a importância do combate ao aniquilamento da história dos povos componentes da sociedade brasileira. O fomento deste debate aponta a necessidade de que as pessoas constatem a pluralidade dos bens materiais e culturais que essas sociedades agregam em nosso país e se reconheçam como cidadãos que são. O objetivo deste trabalho é identificar atuações de sucesso nas aulas de Educação Física que tratem da temática das relações étnico-raciais. As leis 10.639/03 e 11.645/08 são marcos que tiveram como embasamento muita luta, indignações e manifestações. Essas legislações colaboram com o esfacelamento do racismo, dando diretrizes para professores, alunos, cidadãos em geral. Estes saberão como agir, a quem recorrer, além de servir como mais material de fomento na luta antirracista. Além disso, mostram que o componente curricular Educação Física também serve de palco na luta antirracista. Essa pesquisa contou com a análise de artigos publicados entre os anos de 2018 e 2020. O corolário deste trabalho indica êxito na abordagem das relações étnico-raciais. Ele realça quais ações afirmativas que estão sendo implementadas em âmbito escolar, mostrar como o corpo docente lida com essa questão, de que forma está sendo discutida, se eles encontram dificuldade em executá-las no decorrer do planejamento de ensino. Este estudo foi engendrado para dar continuidade a trabalhos anteriores que apresentaram práticas adotadas na academia e quais foram os resultados. | - |
Descrição: dc.description | The implementation of affirmative actions exposes the importance of combating the annihilation of the history of the peoples that make up Brazilian society. Fostering this debate points to the need for people to recognize the plurality of material and cultural goods that these societies add to our country and recognize themselves as the citizens they are. The objective of this work is to identify successful performances in Physical Education classes that address the issue of ethnic-racial relations. Laws 10.639/03 and 11.645/08 are milestones that were based on a lot of struggle, indignation, demonstrations. These laws collaborate with the breakdown of racism, providing guidelines for teachers, students, citizens in general. These will know how to act, who to turn to, in addition to serving as more material to promote the anti-racist struggle. Furthermore, it shows that the Physical Education curricular component also serves as a stage in the anti-racist fight. This research included the analysis of articles published between 2018 and 2020. The corollary of this work indicates success in addressing ethnic-racial relations. It highlights which affirmative actions are being implemented in the school environment, showing how the faculty deals with this issue, how it is being discussed, if they find it difficult to implement it in the course of teaching. This study was designed to continue previous work that presented practices adopted in academia and what the results were. | - |
Descrição: dc.description | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education of ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law 10.639 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law 11.645 | - |
Título: dc.title | Um retrato da Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Física Escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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