Análise lingüístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º. ano: implicações ideológicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Maria Cláudia Ribeiro de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754742-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9º ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to study the argumentative strategies such as modalisers, polyphonic indices, assumptions and implicits, in order to unfold the ideology within 12 introductory texts (so called leads), in the chapters of the textbook for the ninthgrade of Elementary School Português linguagens by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. The examination of the themes and projections of speakers are important in this sense, to evaluate the construction of the senses in the leads – which play a motivational role for the text of each chapter – and their relevance in the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). The present linguistic analysis is based on the relationship between the text syntax, functionalist postulates and linguistic semantics. The textual analysis proved to be a thematic variety in the corpus, aligned with the objectives of PNLD, and the presence of argumentative strategies in order to achieve the accession of the student-reader. The concealment of the speaker, responsible for the statement, in some titles of introductory texts, for example, consisted of a fundamental persuasion mechanism, the effect of which was causing the seduction of the young reader. Accordingly, it also brought out a stigmatized view of the speaker about the interest of adolescents by issues related to reading and current affairs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTexto didático-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise linguística-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectModalização-
Palavras-chave: dc.subjectPolifonia-
Palavras-chave: dc.subjectImplícitos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de opinião-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise linguística-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da argumentação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic analysis-
Palavras-chave: dc.subjectArgument-
Palavras-chave: dc.subjectModalisation-
Palavras-chave: dc.subjectPolyphony-
Palavras-chave: dc.subjectImplicit-
Palavras-chave: dc.subjectOpinion making-
Título: dc.titleAnálise lingüístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º. ano: implicações ideológicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.