Aplicação de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial: relato de uma experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrantz, Eliete Dalla Corte-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ronald Marques dos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Simone Florim da-
Autor(es): dc.contributorDegani, Viviane Alexandre Nunes-
Autor(es): dc.contributorLancetta, Carla Ferreira Farias-
Autor(es): dc.creatorSouza, Leonardo Ribeiro Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31963-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754737-
Descrição: dc.descriptionAs medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia mundial decorrente da COVID-19 instituíram o ensino remoto emergencial na maioria das instituições de ensino. Deste modo, o ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação, assim como a aplicação de metodologias ativas foram estratégias recomendadas para atingir os níveis superiores da Taxonomia de Bloom e o efetivo aprendizado dos alunos. O estudo apresenta um relato descritivo de experiência de aplicações de metodologias ativas de ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação durante o período de ensino remoto emergencial na UFF e sua contribuição na formação do licenciando em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada na disciplina de Anatomia Humana durante 2020 e 2021, para o curso de Farmácia, foi planejada por uma equipe multidisciplinar, baseada em ferramentas didático pedagógicas e pesquisa por meio de questionários sobre as percepções dos alunos após a finalização do semestre. A participação como tutor desta equipe permitiu avaliar, sob a ótica da interface professor/aluno, os principais aspectos da eficiência do aprendizado por meio da utilização de metodologias ativas, além de refletir como esta experiência contribui com o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias na capacitação profissional no ramo do magistério em ciências. Como conclusão é possível assumir que a participação do projeto desenvolvido na turma de Anatomia trouxe experiências inovadoras e impactantes, totalmente aplicáveis na formação como licenciando em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.description37 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação digital-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCiências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Título: dc.titleAplicação de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial: relato de uma experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.