Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Frantz, Eliete Dalla Corte | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ronald Marques dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Simone Florim da | - |
Autor(es): dc.contributor | Degani, Viviane Alexandre Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Lancetta, Carla Ferreira Farias | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Leonardo Ribeiro Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31963 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754737 | - |
Descrição: dc.description | As medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia mundial decorrente da COVID-19 instituíram o ensino remoto emergencial na maioria das instituições de ensino. Deste modo, o ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação, assim como a aplicação de metodologias ativas foram estratégias recomendadas para atingir os níveis superiores da Taxonomia de Bloom e o efetivo aprendizado dos alunos. O estudo apresenta um relato descritivo de experiência de aplicações de metodologias ativas de ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação durante o período de ensino remoto emergencial na UFF e sua contribuição na formação do licenciando em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada na disciplina de Anatomia Humana durante 2020 e 2021, para o curso de Farmácia, foi planejada por uma equipe multidisciplinar, baseada em ferramentas didático pedagógicas e pesquisa por meio de questionários sobre as percepções dos alunos após a finalização do semestre. A participação como tutor desta equipe permitiu avaliar, sob a ótica da interface professor/aluno, os principais aspectos da eficiência do aprendizado por meio da utilização de metodologias ativas, além de refletir como esta experiência contribui com o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias na capacitação profissional no ramo do magistério em ciências. Como conclusão é possível assumir que a participação do projeto desenvolvido na turma de Anatomia trouxe experiências inovadoras e impactantes, totalmente aplicáveis na formação como licenciando em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | 37 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Título: dc.title | Aplicação de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial: relato de uma experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: