Aplicação de ferramentas de marketing em uma cooperativa de coleta de óleo saturado em Niteroi

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Elaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributorPinto, Marco Aurelio Cabral-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.creatorBarros, Camila de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754723-
Descrição: dc.descriptionAs cooperativas de resíduos de óleo saturado são instituições sem fins lucrativos, criadas e geridas pela conjugação dos interesses individuais, que se mostram necessárias no contexto atual das grandes cidades onde o consumo e a produção de óleo saturado são altos e ainda não há regulamentação para o descarte ou coleta do resíduo de maneira consciente. Como as Cooperativas de Resíduos de Óleo são, na sua maioria, uma solução permanente ao desemprego e uma alternativa para catadores aumentarem sua renda e inclusão social, elas enfrentam grandes problemas organizacionais e financeiros, ainda mais que poucas possuem incentivo governamental para se manterem ou se capacitarem. Nesse cenário, este trabalho teve o objetivo de apresentar, tomando como exemplo a Cooperativa de Trabalho de Óleo – Cooperióleo, a aplicabilidade de ferramentas aprendidas ao longo do curso de Engenharia de Produção, usando a pesquisa de mercado e da estratégia de marketing como pontapé para reformular o plano de atuação da cooperativa na Região Oceânica de Niterói. Isso foi possível através de visitas aos principais geradores de óleo saturado na região e a aplicação de questionários que proporcionassem o entendimento do mercado de coleta de resíduos de óleo, viabilizando a estruturação do Estudo de Caso. Dessa maneira, a Cooperióleo poderá ter ciência das informações registradas neste trabalho para reformular sua estratégia de marketing e atender melhor às necessidades dos fornecedores em potencial na região, se posicionando melhor em relação às concorrentes. Este estudo também agrega conhecimentos que envolvem o tema de coleta seletiva e a conscientização da produção e descarte adequado do óleo saturado, o que poderá servir como incentivo para que outros Engenheiros de Produção e demais profissionais se atentem a essa problemática-
Descrição: dc.descriptionSaturated oil waste cooperatives are non-profit institutions created and managed by the combination of individual interests, which are necessary in the current context of large cities where consumption and production of saturated oil are high and there is still no regulation for the disposal or collection of the waste in a conscious way. Because Oil Waste Cooperatives are mostly a permanent solution to unemployment and an alternative for waste pickers to increase their income and social inclusion, they face major organizational and financial problems, especially since few have a government incentive to maintain or training. In this scenario, the objective of this paper was to present the applicability of tools learned during the course of Production Engineering, using market research and marketing strategy as a kick for the Oil Work Cooperative – Cooperioleo, to reformulate the plan of action of the cooperative in the Oceanic Region of Niteroi. This was possible through visits to the main saturated oil generators in the region and the application of questionnaires that would provide an understanding of the oil waste collection market, enabling the structuring of the Case Study. In this way, Cooperióleo can be aware of the information recorded in this work to reformulate its marketing strategy and better meet the needs of potential suppliers in the region, positioning itself better in relation to competitors. This study also adds knowledge that involves the subject of selective collection and awareness of production and proper disposal of saturated oil, which may serve as an incentive for other Production Engineers and other professionals to attend to this problem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas-
Palavras-chave: dc.subjectÓleo saturado-
Palavras-chave: dc.subjectColeta seletiva-
Palavras-chave: dc.subjectCanvas-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de mercado-
Palavras-chave: dc.subjectMix de marketing de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de serviço-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativa-
Palavras-chave: dc.subjectÓleo vegetal-
Palavras-chave: dc.subjectCooperatives-
Palavras-chave: dc.subjectSaturated oil-
Palavras-chave: dc.subjectSelective collect-
Palavras-chave: dc.subjectCanvas-
Palavras-chave: dc.subjectMarket research-
Palavras-chave: dc.subjectService marketing mix-
Título: dc.titleAplicação de ferramentas de marketing em uma cooperativa de coleta de óleo saturado em Niteroi-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.