Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5288043215984971 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andréa Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Jéssika Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9769071015151833 | - |
Autor(es): dc.creator | Távora, Jucilene Paula de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26528 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754714 | - |
Descrição: dc.description | Falar sobre inclusão é uma tarefa muito difícil. Inclusão vem do verbo incluir, do latim includere, que significa “conter em”, “compreender”, “fazer parte de”, ou “participar de”. Se um aluno ou aluna não for incluído, "não faz parte de" um grupo. Portanto, percebo a necessidade de ir além das discussões da relação das crianças com necessidades educacionais específicas com a escola, ainda mais elas são ditas como as “diferentes”, identificadas a partir de “padrões” previamente definidos pela sociedade. Com o objetivo de facilitar a inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas, as instituições estão cada vez mais contratando profissionais para atuar como mediadores/as desses/as estudantes nas salas de aulas regulares. O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute e identifica os processos e desafios que mediadores/as escolares podem encontrar no seu dia-a-dia. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, tendo como instrumentos procedimentais a pesquisa bibliográfica e a pesquisa participante, com aplicação de questionário direcionado às pessoas que já atuaram ou que atuam como mediadores/as escolares e, ainda, de entrevistas com a antiga e com a atual coordenadora do NAIE – Núcleo de Apoio à Inclusão Escolar, localizado na cidade de Santo Antônio de Pádua | - |
Descrição: dc.description | Talking about inclusion is a very difficult task. Inclusion comes from the verb to include, from the Latin includere, which means “to contain in”, “to understand”, “to be a part of”, or “to participate in”. If a student is not included, they are "not part of" a group. Therefore, I perceive the need to go beyond the discussions of the relationship between children with specific educational needs and the school, even more so they are said to be “different”, identified from “standards” previously defined by society. In order to facilitate the inclusion of children with specific educational needs, institutions are increasingly hiring professionals to act as mediators for these students in regular classrooms. This Course Conclusion Paper discusses and identifies the processes and challenges that school mediators may encounter in their day-to-day. It is a qualitative research, of an exploratory nature, having as procedural instruments the bibliographic research and the survey, with the application of a questionnaire directed to people who have already worked or who work as school mediators and, still, interviews with the former and with the current coordinator of NAIE – Support Center for School Inclusion, located in the city of Santo Antônio de Pádua. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholar Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disabled people | - |
Título: dc.title | Mediação escolar e educação especial: estudo sobre o ensino fundamental público de Santo Antônio de Pádua/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: