Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Juvêncio, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Portugal , Rosana | - |
Autor(es): dc.contributor | Poubel, Sara | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Mariana Forte da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754705 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho objetivou analisar o espaço fandom sob a ótica dos lugares de memória como apresentados por Pierre Nora. Com o auxílio de teorias feministas, marxistas e de gênero, foram analisados os conceitos de formação de identidade e preservação da memória coletiva no espaço fandom e na produção de fãs, contextualizando a origem do fandom moderno e analisando a produção de fãs sob perspectivas teóricas marxistas sobre trabalho. Foi utilizada como metodologia uma revisão bibliográfica dos temas abordados. Como principais objetos de estudo, foram utilizados o fandom do grupo de mangakás CLAMP e do grupo musical BTS, observando tanto as características que os identifiquem como lugares de memória, como também os benefícios ao explorar suas potencialidades como ferramentas de transformação social. Foi concluído que não apenas é adequado como também extremamente benéfico o cruzamento dos estudos de cultura de fãs com os estudos da memória para ambas as áreas. | - |
Descrição: dc.description | This academic work aimed to analyze the fandom space from the perspective of the lieux de memóire or "memory place" as presented by Pierre Nora. With the help of feminist, marxist and gender theories, the concepts of identity formation and preservation of collective memory in the fandom space and in fan production were analyzed, contextualizing the origin of modern fandom, analyzing fan productions from marxists theoretical perspectives about work. A bibliographic review of the topics considered was used as a methodology. As main objects of study, the fandom of the mangaka group CLAMP and the musical group BTS were used, noting both the characteristics that identify them as places of memory as well the benefits of exploring their potential as tools for social transformation. It was concluded that not only is it appropriate but also extremely beneficial to cross-reference fan culture studies with memory studies for both areas. | - |
Descrição: dc.description | 82 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lugar de memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fandom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de fãs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lieux de memóire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fandom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fan studies | - |
Título: dc.title | Fandom como lugar de memória | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: