Renascimento: uma linha tênue entre Arte e Matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorCrissaff, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.contributorNunes, Katia Regina Ashton-
Autor(es): dc.creatorde Mello, Ana Letíca da Silva-
Autor(es): dc.creatorMello, Ana Letíca da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754695-
Descrição: dc.descriptionA princípio, pode - se imaginar que Arte (subjetiva/emoção) e Matemática (objetiva/razão) não possam ter qualquer relação, principalmente em sala de aula. Contudo, pensamos diferente desse ponto de vista. Quem disse não nos utilizamos de subjetividade e emoção na Matemática, principalmente no ens ino e na aprendizagem da Matemática Escolar? Em consonância com a ideia de diversos educadores matemáticos, acreditamos que seja possível desenvolver atividades interdisciplinares entre essas duas áreas do conhecimento na Educação Básica. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvemos uma breve revisão dos principais movimentos da História da Arte, dando ênfase ao período do Renascimento, além de uma revisão de literatura sobre bons exemplos dessa articulação entre Matemática e Arte em sala de aula, culminando com a elaboração pela autora de uma sequência didática de atividades interdisciplinares entre Matemática e Arte voltada para o Ensino Fundamental II. As atividades abordam características das obras de artes do Renascimento e conceitos matemáticos tais como razão áurea e perspectiva.-
Descrição: dc.descriptionAt first, one can imagine that Art (subjective/emotion) and Mathematics (objective/reason) cannot have any relationship, especially in the classroom. However, we think differently from that point of view. Who said we do not use subjectivity and emotion in Mathematics, especially in teaching and learning School Mathematics? In line with the idea of several math educators, we believe that it is possible to develop interdisciplinary activities between these two areas of knowledge in Basic Education. In this Final Course Paper, we develop a brief review of the main movements in Art History, emphasizing the Rena issance period, as well as a literature review on good examples of this articulation between Mathematics and Art in the classroom, culminating in the elaboration by the author of a didactic sequence of interdisciplinary activities between Mathematics and A rt aimed at Elementary School II. The activities address features of Renaissance artworks and mathematical concepts such as golden reason and perspective.-
Descrição: dc.description141 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática e Arte-
Palavras-chave: dc.subjectRenascimento-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva-
Palavras-chave: dc.subjectRazão Áurea-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Básico-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática na arte-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRenascença-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics and Art-
Palavras-chave: dc.subjectRebirth-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectPerspective-
Palavras-chave: dc.subjectGolden Ratio-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Título: dc.titleRenascimento: uma linha tênue entre Arte e Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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