Metodologia para delineamento de estratégias e tomada de decisão para atuação no cargo Técnico em Assuntos Educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Carlos Francisco Simões-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Altina Silva-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marcos dos-
Autor(es): dc.creatorSanseverino, Adriana Manzolillo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754673-
Descrição: dc.descriptionEsta tese teve como objetivo geral propor uma metodologia para o delineamento de estratégias e a tomada de decisão, associando cenários prospectivos e os métodos multicritério de apoio à decisão a fim de aprimorar o processo de gestão das organizações, trazendo transparência e melhor compreensão acerca do sistema em análise. A metodologia foi aplicada nas universidades federais do Brasil com a participação dos Técnicos em Assuntos Educacionais. Técnico em Assuntos Educacionais é um cargo técnico-científico das Instituições Federais de Ensino brasileiras que exige graduação em Pedagogia ou Licenciaturas como requisito de ingresso e suas atividades estão relacionadas ao processo educativo e ao apoio pedagógico às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O referencial teórico dessa pesquisa considerou os temas: cenários prospectivos, apoio multicritério à decisão, gestão universitária, as universidades federais do Brasil e o cargo Técnico em Assuntos Educacionais. A pesquisa documental referente às universidades federais, incluindo os órgãos do Governo do Brasil que influenciam o funcionamento dessas instituições e a manutenção de suas atividades, fundamentou as etapas de construção dos cenários. Os cenários prospectivos foram elaborados para o período 2021-2026, utilizando-se o Método Unificado de Planejamento Estratégico Prospectivo (Momento) associado ao método multicritério ELECTRE-MOr desenvolvido para esta pesquisa. O ELECTRE-MOr é um novo método de classificação que agrega múltiplos decisores e possui entrada de peso ordinal. A metodologia proposta inclui as ferramentas matriz SWOT, matriz de impactos cruzados, análise morfológica, Diagrama de Venn e método Delphi. E os instrumentos de coleta de dados aplicados foram questionário aos Técnicos em Assuntos Educacionais, formulário de identificação das variáveis que influenciam o sistema, planilha com a matriz de impactos cruzados, formulário de ordenação dos critérios e formulário de avaliação das alternativas para cada cenário. As alternativas para o enfrentamento de cada cenário corresponderam às ações dos Técnicos em Assuntos Educacionais na área de ensino, obtidas por meio do questionário enviado a todas as universidades federais. O procedimento de classificação, via método ELECTRE-MOr, indicou as alternativas com melhor e pior desempenho conforme os cenários. Os resultados do questionário também possibilitaram a ampliação do Plano de Ação dos Técnicos em Assuntos Educacionais para todas as universidades federais do Brasil. As contribuições desta pesquisa estão relacionadas à gestão estratégica por meio do estudo prospectivo associado a um novo método multicritério, ao aproveitamento adequado de pessoal e à priorização das atividades exercidas pelos profissionais. A pesquisa pode auxiliar as organizações a antecipar possíveis problemas, definir as estratégias de enfrentamento e priorizar as alternativas que devem ser avaliadas com base nos critérios estabelecidos, a fim de alcançar seus objetivos institucionais e favorecer o seu desempenho. A aplicação do método ELECTRE-MOr com as alternativas na área de ensino constitui uma limitação da pesquisa, sendo necessária novas aplicações para explorar as demais áreas (pesquisa, extensão e gestão). Este estudo poderá ser referência para outros estudos estratégicos, estendendo-se a outras organizações e/ou poderá ser aplicado a outros cargos-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aimed to propose a methodology for strategy design and decision making, associating prospective scenarios and multi-criteria decision aid methods to improve the management process of organizations, bringing transparency and a better understanding about the system under analysis. The methodology was applied to the federal universities of Brazil and had the participation of the Technicians in Educational Affairs. Technician in Educational Affairs is a technical-scientific position of the Brazilian Federal Education Institutions that requires degree in Pedagogy or other Licentiate degrees as an entry requirement and its activities are related to the educational process and the pedagogical support to the teaching, research, extension activities, and management. The theoretical framework of this research considered the subjects of prospective scenarios, multi-criteria decision aid, university management, the federal universities of Brazil and the position of Technician in Educational Affairs. The documentary research regarding the federal universities and the Brazilian Government agencies that influence the operation of these institutions and the maintenance of their activities supported the scenario building steps. The prospective scenarios were built for the period 2021-2026, using the Method Unified for Strategic Prospective Planning (Momentum) in association with ELECTRE-MOr, a new multi-criteria method that was developed for this research. The ELECTRE-MOr is a sorting method with ordinal weight input that includes multiple decision-makers. The proposed methodology includes a set of tools: SWOT matrix, cross-impact matrix, morphological analysis, Venn diagram and Delphi method. Data collection was carried out using the following instruments: questionnaire for Technicians in Educational Affairs, identification form of the variables that influence the system, spreadsheet with cross-impact matrix, criteria ordering form and evaluation form of alternatives for each scenario. The coping alternatives for each scenario corresponded to the actions of the Technicians in Educational Affairs position, defined for the teaching area, and obtained through a questionnaire sent to all federal universities. The sorting procedure with ELECTRE MOr method showed the best and worst alternatives for each scenario. The results of the questionnaire also made it possible to expand the Action Plan for the Technician in Educational Affairs to all federal universities in Brazil. The contributions of this research are related to strategic management through the prospective study with a new multi-criteria method, a better use of employees and the prioritization of their activities. The proposal can help organizations to anticipate potential problems, define coping strategies and prioritize alternatives that should be evaluated based on established criteria to achieve their institutional goals and improve performance. The application of the ELECTRE-MOr method with the alternatives in the teaching area constitutes a limitation of the research; therefore, new applications are needed to explore other areas (research, extension activities and management). This research can guide future strategic studies extending to other organizations and / or may be applied to other positions-
Descrição: dc.description404 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades federais brasileiras-
Palavras-chave: dc.subjectTécnico em Assuntos Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectProspective scenarios-
Palavras-chave: dc.subjectMulti-criteria decision aid-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian federal universities-
Palavras-chave: dc.subjectTechnician in Educational Affairs-
Título: dc.titleMetodologia para delineamento de estratégias e tomada de decisão para atuação no cargo Técnico em Assuntos Educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.