A justiça restaurativa no sistema socioeducativo: análise de uma experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorPinho, Vilma Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Janaína de Fátima Silva-
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3062168006292964-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0320659276314345-
Autor(es): dc.creatorVidal, Lívia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754659-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste em analisar a experiência das Rodas de Conversa como prática socioeducativa à luz dos princípios da Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta. Essa experiência valorizou o potencial e o protagonismo de jovens-adolescentes, ao buscar ultrapassar os rótulos e a identidade fechada de “infrator”, ao procurar “identificar suas necessidades”, “fomentar o diálogo e o entendimento” e comprometida em promover a “cura” (ZEHR, 2008, p. 199) de relações que foram quebradas no momento do ato “infracional” ou que já estavam quebradas anteriormente. Essa foi uma experiência realizada durante o ano de 2016, com um universo de vinte e três jovens-adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, envolvendo uma unidade feminina e uma masculina. O exercício de fala e de escuta, exercitados ao longo de treze encontros, culminou na participação de representantes do grupo de jovens-adolescentes, na condição de palestrantes, em dois seminários realizados pelo DEGASE, direcionados a profissionais e pesquisadores. Nesses espaços, os jovens-adolescentes compartilharam suas experiências e percepções sobre a socioeducação. A presente investigação buscou evidenciar os saberes que emergem desta prática transformadora, com ênfase na promoção humana dos seus destinatários-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe following work consists in investigating the contribution of restorative justice in order to educate teenagers and young people rehabilitating at DEGASE (Department in charge of socio educational actions in the State of Rio de Janeiro). Being the retributive justice the current practice in the scope of the socio educational process, arises in 2016 in this same institution, the proposal of an experience based on the principles of restorative justice moving on in a exceptional way from the traditional practice to a pedagogical work that migrates from the punitive character to the restoration of the relations with those who were penalized directly or indirectly because of their actions that put them in the “offender” situation. Following the orientation of the restorative policy, talk groups were held with young people, who also participated in two seminars promoted by the institution and open to the general public. In this research, it is intended to highlight the knowledge that emerges from this practice, insisting on the human aspect for those who are involved-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça restaurativa-
Palavras-chave: dc.subjectRoda de conversa-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectSocial education-
Palavras-chave: dc.subjectRestorative justice-
Palavras-chave: dc.subjectTeenagers/Young people-
Palavras-chave: dc.subjectRace-
Título: dc.titleA justiça restaurativa no sistema socioeducativo: análise de uma experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.