
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barreto, Walcéa Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Toledo, Monica dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:39:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:39:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754648 | - |
| Descrição: dc.description | Tendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora. | - |
| Descrição: dc.description | Teniendo en cuenta que muchos docentes y profesionales de la educación desean trabajar con métodos que rompan con el modelo de enseñanza tradicional, la investigación se realiza con el objetivo de descubrir y resaltar lo fundamental y necesario para la implementación de metodologías innovadoras en las escuelas públicas y comunitarias, teniendo en cuenta los sujetos involucrados en las mismas. Para ello, es necesario aclarar los dilemas del tema y los tipos de innovaciones que están presentes en el escenario actual de la educación brasileña, con el fin de proporcionar a los profesionales una mayor clarificación sobre el tema. Luego se realiza una investigación bibliográfica en trabajos científicos y documentales, con un análisis exploratorio de la información, utilizando un enfoque cualitativo. Los datos obtenidos revelaron que las prácticas con metodologías innovadoras necesitan ser discutidas y decididas por toda la comunidad escolar, a través de la Gestión Democrática, y es fundamental contar con alianzas entre universidades y departamentos de educación, además de la creación de legislación que viabilice estas innovaciones en las escuelas públicas. Por lo tanto, se concluye que es necesaria la implicación de toda la comunidad escolar en la implementación de metodologías de enseñanza innovadoras, lo cual sólo es posible a través del diálogo democrático. Este análisis permitió comprender que las innovaciones impuestas e insertadas sin tomar en cuenta la realidad de la escuela y sin escuchar a las personas, tienen otros propósitos que difieren del ideal de brindar una educación liberadora. | - |
| Descrição: dc.description | 56 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias inovadoras de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas inovadoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologías docentes innovadoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escuelas innovadoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Innovación escolar | - |
| Título: dc.title | Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: