Utilização das redes sociais para disseminação da ciência: um estudo com produção de conteúdo sobre química para o Instagram®

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Emily Rodrigues de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754644-
Descrição: dc.descriptionOs aplicativos de mídia social tiveram um crescimento significativo de usuários, especialmente nos últimos anos, devido à pandemia COVID-19. Esses ambientes digitais, espaços naturais de interação e comunicação virtual, permitem o acesso à informação em tempo real, a qualquer hora e de qualquer lugar, tornando-os um meio ideal para compartilhar conhecimento. No processo de ensino-aprendizagem os professores vêm precisando adotar o ensino mediado por TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na educação tradicional. No entanto, é importante destacar que a utilização simples dessas tecnologias não é suficiente para garantir uma aprendizagem eficaz. É necessário explorar abordagens pedagógicas inovadoras que promovam a participação ativa dos alunos, a colaboração e o engajamento. Nesse contexto, as metodologias ativas de aprendizagem surgem como uma estratégia relevante, sendo essas juntamente com as TDICs, as referências teóricas do projeto pedagógico implementado. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar o papel do Instagram® na educação em química, explorando como ele pode ser utilizado como ferramenta eficaz para promover a aprendizagem, a colaboração e o engajamento dos alunos. A proposta é utilizar essa plataforma de mídia social como um ambiente de aprendizagem ativa, no qual os alunos podem interagir, compartilhar materiais e produzir conteúdos relacionados à disciplina de Química. Por meio desse estudo exploratório qualitativo, que utiliza relatórios empíricos e levantamentos de dados, busca-se descrever as principais características e funções do Instagram®, mostrando aos alunos que é possível inovar e compartilhar a ciência por meio dessa ferramenta. O objetivo é envolver os estudantes de forma coletiva, promovendo a criação de um projeto midiático no qual todos os integrantes participem ativamente. A implementação do perfil ‘’Quimiplus_’’ no Instagram® permitiu que os alunos compartilhassem materiais produzidos por eles em relação aos conteúdos de Química. Verificou-se que o uso dessa plataforma contribuiu significativamente para o aprendizado e a interação entre os participantes. Assim, a utilização do Instagram® como uma ferramenta de apoio à educação de química, representa uma abordagem inovadora, associada com as metodologias ativas de aprendizagem. Ao permitir a criação de conteúdos pedagógicos e a interação entre os alunos, essa plataforma promove a construção colaborativa do conhecimento e estimula o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionSocial media applications have experienced significant user growth, especially in recent years, due COVID-19 pandemic. These digital environments, natural spaces for interaction and virtual communication, allow access to real-time information anytime and from anywhere, making them an ideal medium for generating and sharing knowledge. In the teaching and learning process, teachers have needed to adopt technology-mediated instruction through DICTs (Digital Information and Communication Technologies) in traditional education. However, it is important to note that mere utilization of these technologies is not sufficient to ensure effective learning. It is necessary to explore innovative pedagogical approaches that promote active student participation, collaboration, and engagement. In this context, active learning methodologies emerge as a relevant strategy these, together with ICTs, are the theoretical references of the implemented pedagogical project. Given this scenario, the main objective of this study is to investigate the role of Instagram® in chemistry education, exploring how it can be used as an effective tool to promote learning, collaboration, and student engagement. The proposal is to utilize this social media platform as an active learning environment where students can interact, share materials and create content related to the field of chemistry. Through this qualitative exploratory study, employing empirical reports and data surveys, the aim is to describe the key characteristics and functions of Instagram®, demonstrating to students that it is possible to innovate and share science through this tool. The goal is to involve students collectively, fostering the creation of a media project in which all participants actively engage. The implementation of the Quimiplus_ profile on Instagram® enabled students to share materials they produced regarding chemistry content, as well as curiosities and experiments conducted by themselves. It was found that the use of this platform significantly contributed to learning and interaction among participants. Therefore, the utilization of Instagram® as a tool to support chemistry education represents an innovative approach, aligned with active learning methodologies. By facilitating the creation of educational content and promoting interaction among students, this platform encourages collaborative knowledge construction and fosters student engagement in the teaching and learning process.-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTIDIC-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram®-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectDICTs-
Palavras-chave: dc.subjectActive methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Título: dc.titleUtilização das redes sociais para disseminação da ciência: um estudo com produção de conteúdo sobre química para o Instagram®-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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