O Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValentim, Igor Vinicius Lima-
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorScofano, Reuber Gerbassi-
Autor(es): dc.contributorTorres, Simone Evangelista-
Autor(es): dc.creatorKalinowski, Gislaine Marli da Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754633-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta dissertação é investigar as concepções de universidade que possuem cinco docentes, que atuam com disciplinas pedagógicas em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, em um campus de uma universidade federal em que são as únicas professoras oriundas da área de Humanas. Lecionam, sobretudo, mas não exclusivamente para quatro licenciaturas. Durante a primeira década do presente século, a Educação Superior no Brasil obteve um expressivo avanço quantitativo. No segmento público, o aumento da oferta de vagas se deu principalmente através do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que entre outras ações promoveu um processo de interiorização das universidades. Foi no contexto do REUNI que se ampliou significativamente o campus em que as informantes trabalham. Também é a partir da ampliação do acesso à Educação Superior que se abre a necessidade de discussão sobre o significado que tem a universidade. Dentre todas as instituições de Educação Superior, é ela que tem o modelo mais complexo, que agrega necessariamente ensino, pesquisa e extensão, constituindo o tripé universitário. Para que se possa melhor compreender essa instituição para além das definições e normas do Ministério da Educação, dos edifícios em que elas funcionam ou da forma como se organizam administrativamente, ouvi essas cinco docentes. O objetivo é analisar as concepções de universidade que possuem essas professoras. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizo como baliza metodológica as indicações da Entrevista Compreensiva, que embora dê indicações tanto para a entrevista como para a análise, é flexível e ajustável a diferentes referenciais teóricos. As análises indicam que mesmo as informantes formando um grupo bastante coeso, as concepções de universidade aparecem com formulações distintas. Ainda que as cinco docentes atribuam ao ensino uma maior importância, fica evidente o papel exercido pela pesquisa em suas falas. As relações entre as informantes e o restante da comunidade acadêmica, vão atuar no sentido de atribuir à pesquisa um papel de primazia, ainda que as informantes desloquem para o ensino o eixo principal. Aparece de forma destacada a defesa da universidade enquanto espaço para o cultivo do pensamento crítico e plural-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this dissertation is to investigate the conceptions of university that have five lecturers who work with pedagogical disciplines in undergraduate courses in Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry, in a campus of a federal university where they are the only lecturers from the area of Humanities. During the first decade of this century, Higher Education in Brazil achieved a significant quantitative advance. In the public segment, the increase in the number of vacancies was mainly due to the Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -Reuni (Program for Support of Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities - Reuni, free translation), which, among other actions, promoted a process of expansion of universities to the countriside. It is within the context of the Reuni that the campus where the informants work is significantly expanded. It is also within the expansion of access to Higher Education that the need for discussion about the meaning of the University is open. Among all institutions of higher education, it has the most complex model, which necessarily adds teaching, research and extension, constituting the university tripod. In order to better understand this institution beyond the definitions and norms of the Ministry of Education, the buildings in which they operate or the way they are organized administratively, I have heard these five lectures. Within the perspective of qualitative research, I use as a methodological beacon the Interview Comprehensive indications, which although it gives indications both for the interview and for the analysis, is flexible and adjustable to different theoretical references. The analysis indicates that even though a very cohesive group is formed he conceptions of university appear with different formulations. Although the five lecturers attribute to teaching a greater importance, the role of research in their lines becomes evident. The relations between the informants and the rest of the academic community act in the sense of giving research a primacy role, even though informants move the teaching to the main axis. The activism for the university as a fertile space of critical and plural thought appears prominently-
Descrição: dc.description114 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor universitário-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectLecturers-
Título: dc.titleO Clube das Cinco: as concepções de Universidade das docentes da área pedagógica de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas e Naturais.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.