Aprendizado organizacional: análise do modelo do INMETRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorRodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y-
Autor(es): dc.contributorhtpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv-
Autor(es): dc.creatorVianna, Sergio de Gouveia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754626-
Descrição: dc.descriptionNowadays, the environment of public management lives a growing variation of demands for new services and offer of new solutions, mainly in areas responsible for the technological development and innovation, in order to promote the solution of problems of the society. A continuous organizational learning is being demanded due to the current complexity of this environment. The present study objective is to investigate the model of the organization learning during the process of modernization of Inmetro´s management involved in this process. Thus, a documental research was performed to compare the evolution of Inmetro´s management model with its learning. By means of this research, it could be observed that Inmetro hasn´t applied a specific theory, but a hybrid model which encompasses many of the theories studied, related to organizational learning, besides the intimate relationship between the organizational learning and the strategic planning process in its various cycles. From the research it was also concluded that the organizational learning experienced by Inmetro was responsible for the implementation of a professional public organization culture, which distinguishes it from the peculiar characteristics of public management and, at the same time, keeps it distant from them-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO ambiente de gestão pública vive, hoje em dia, um ritmo crescente de variações de demandas por novos serviços e da oferta de novas soluções, sobretudo nas áreas responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e pela inovação na solução dos problemas da sociedade. Isto vem exigindo um aprendizado organizacional contínuo, na medida da complexidade atualmente característica desse ambiente. O presente trabalho tem como objetivo investigar o modelo de aprendizagem organizacional, durante o processo de modernização da gestão do Inmetro. Para isso foram feitas pesquisa documental e entrevistas junto à força de trabalho do Inmetro, para confrontar a evolução do modelo de gestão do Inmetro com o seu aprendizado e para se avaliar a percepção que componentes da força de trabalho do Inmetro têm do processo de aprendizagem. Através das duas modalidades de pesquisa citadas, que se mostraram coerentes, pode-se observar que o Inmetro não utilizou uma teoria específica, mas um modelo híbrido que conjuga várias das teorias aprendizagem organizacional pesquisadas, além da estreita relação entre esse aprendizado e o processo de planejamento estratégico em seus diversos ciclos. A pesquisa também conclui que o processo de aprendizagem experimentado pelo Inmetro foi responsável para a implantação de uma cultura organizacional pública profissional, que o distingue e ao mesmo tempo o distancia das características peculiares da gestão pública burocrática-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectOrganization-
Palavras-chave: dc.subjectPublic management-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAprendizado organizacional: análise do modelo do INMETRO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.