Inspeção baseada em risco: medição de espessura em dutos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaioco, Juliana Souza-
Autor(es): dc.contributorVallejos Carrasco, Alfredo Moisés-
Autor(es): dc.contributorQueiroz Neto, João Crisósthomo de-
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5315-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754595-
Descrição: dc.descriptionA complexidade das operações e os riscos envolvidos no setor de Óleo e Gás promovem a necessidade de acompanhamento do desempenho de equipamentos, frente às atividades que exercem. O seguinte estudo pauta a importância das avaliações periódicas do condicionamento do material, delineando a metodologia de Inspeção Baseada em Risco, com foco em dutos submarinos. A partir da análise dos perigos associados ao funcionamento das tubulações, verifica-se que o seu desempenho eficaz é limitado pela corrosão. A Medição de Espessura em dutos, através da técnica de Ultrassom, é, então, utilizada como meio de observação regular da condição do material, e seu funcionamento e características são esclarecidos no desenvolvimento deste trabalho. Em seguida, sete diferentes tubos são selecionados, para a realização de uma avaliação de seus comportamentos frente à corrosão, com o intuito de demonstrar como distintas linhas de serviço portam-se perante a influência desse fator, ao longo do tempo, e identificar quais atingirão a degradação total primeiro, e quais resistirão por um período maior. Conclui-se, dessa forma, que a linha responsável pelo transporte de Água Salgada levará mais tempo para tornar-se totalmente corroída, enquanto as linhas responsáveis pela condução de Vapor Superaquecido e Gás Natural, serão as primeiras a atingirem a condenação total-
Descrição: dc.descriptionThe complexity of operations and risks involved in Oil and Gas industry leads to the need of monitoring equipment performance. The present study includes the relevance of periodic inspections of material conditions, using the Risk Based Inspection methodology, focusing on submarine pipes. After annalysing the hazards associated to pipeline operation, it is possible to verify that its performance is limited by corrosion. The measurement of duct walls thickness, through ultrassonic technics is, therefore, used as a way of regular inference of the material conditions and its behaviour and characteristics are enlighted through this text. Seven different pipes are selected to the evaluation of its components behaviour under corrosion, aiming to show how diferent service lines work under the influence of this factor, during aging and to indentify which ones will first achieve total degradation and which ones will resist for longer periods. It is concluded that the pipeline devoted to seawater transpor will take longer to become completelly corroded, while lines devoted to superheated steam and natural gas will be the first ones to be condemned-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInspeção baseada em risco-
Palavras-chave: dc.subjectMedição de espessura-
Palavras-chave: dc.subjectCorrosão de dutos-
Palavras-chave: dc.subjectDuto marítimo-
Palavras-chave: dc.subjectInspeção baseada em risco-
Palavras-chave: dc.subjectCorrosão-
Palavras-chave: dc.subjectRisk based inspection-
Palavras-chave: dc.subjectThickness inspection-
Palavras-chave: dc.subjectPipeline corrosion-
Título: dc.titleInspeção baseada em risco: medição de espessura em dutos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.