Aplicação conjunta do método CPP e da classificação ABC para seleção de modal e fornecedores de transporte internacional em uma indústria automobilística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Vanessa da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2206038698250045-
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3016121702515974-
Autor(es): dc.contributorGaviao, Luiz Octavio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6602808435828190-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5562561104259072-
Autor(es): dc.creatorToledo, Nicolas Andrade Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754591-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo desenvolver um modelo, utilizando o método de Composição Probabilística de Preferência (CPP) em conjunto com a categorização ABC, para auxiliar a escolha de modais e fornecedores de transporte para a importação de componentes automobilísticos de Cantão e Xangai, localidades chinesas, com destino ao Brasil. Foram considerados ao todo nove critérios, sendo três quantitativos, relacionados às características das peças, e seis qualitativos, obtidos através de revisão de literatura e análise de especialistas. Foram levantadas sete alternativas, sendo seis de transporte marítimo e um transporte multimodal, variando entre si pelo tempo de trânsito, local e quantidade de pontos de transbordo. As peças de um total de 52 fornecedores foram classificadas em três categorias, com base na classificação ABC, e para cada categoria foi utilizado como critério o volume em metros cúbicos para os próximos 12 meses na escolha dos fornecedores. O método CPP foi aplicado a cada categoria individualmente, utilizando o software R. Este método probabilístico foi utilizado dada a capacidade de considerar imprecisões e proporcionar um aprimoramento na priorização das alternativas. Os critérios qualitativos foram avaliados através de formulário e entrevista com os especialistas e os quantitativos calculados através do software Excel. Constatou-se que o modelo refletiu parcialmente a decisão final da empresa, alinhando-se à escolha de uma das duas alternativas especificadas pela empresa, devido à influência dos critérios qualitativos no resultado agregado e à preferência da empresa por critérios relacionados aos custos de transporte. Uma análise de sensibilidade foi realizada variando os parâmetros de dias de estoque de segurança, a quantidade média de peças por pedido e a taxa de ocupação dos containers. Verificou-se que a modificação de tais parâmetros indicou variações nas preferências finais individuais de determinadas alternativas, fornecendo como um direcional estratégico para a empresa a consideração da utilização do serviço multimodal em volumes abaixo de 10 m³ para as peças das categorias B e C de Xangai e apresentando a importância de refinar a mensuração quantitativa dos riscos das rotas de transporte das alternativas. Diante do exposto, o modelo apresentou-se satisfatório no auxílio do processo de decisão na seleção de fornecedores e modais de transporte para indústrias automobilísticas. Seus resultados indicaram a relevância de se considerar diferentes critérios e as características das peças na decisão e servem como direcional para a ampliação da visão do problema para a empresa. Recomenda-se, para pesquisas futuras, a aplicação do modelo em outras rotas, ampliação dos tipos de alternativas, como por exemplo o transporte LCL (Less container load), o aperfeiçoamento dos critérios quantitativos, com a inclusão de outros critérios que representem as características das peças, sinergia com um método que possa fornecedor ordenação aos critérios, como o AHP e reduzir o grau de incerteza nas avaliações qualitativas a partir do aumento dos participantes da pesquisa, ou a utilização de um método heurístico para melhorar o tratamento dos dados, como por exemplo a lógica Fuzzy.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to develop a model using the Probabilistic Preference Composition (CPP) method in conjunction with ABC categorization to assist in the selection of transportation modes and suppliers for importing automotive components from Canton and Shanghai, Chinese localities, to Brazil. A total of nine criteria were considered, including three quantitative criteria related to component characteristics and six qualitative criteria derived from literature review and expert analysis. Seven alternatives were identified, comprising six maritime transportation options and one multimodal option. These alternatives varied in terms of transit time, location, and the number of transshipment points. Out of a total of 52 suppliers, the components were classified into three categories based on ABC classification. For each category, the supplier choice was determined based on the volume in cubic meters for the next 12 months. The CPP method was applied individually to each category using the R software. This probabilistic method was chosen for its ability to account for uncertainties and enhance the prioritization of alternatives. The qualitative criteria were evaluated through questionnaires and expert interviews, while quantitative criteria were computed using Excel software. The model's outcome partially reflected the company's final decision, aligning with one of the two specified alternatives. This alignment was attributed to the influence of qualitative criteria on the aggregated result and the company's preference for cost-related criteria in transportation decisions. A sensitivity analysis was conducted by varying parameters such as safety stock days, average pieces per order, and container occupancy rate. The modification of these parameters led to variations in the final preferences for specific alternatives. This provided a strategic direction for the company, suggesting the consideration of multimodal services for volumes below 10 m³ for components in categories B and C from Shanghai. The analysis also highlighted the importance of refining quantitative risk measurement for transportation routes. In conclusion, the model proved effective in aiding the decision-making process for selecting suppliers and transportation modes in the automotive industry. The results underscored the importance of considering various criteria and component characteristics in the decisionmaking process, offering guidance for the broader problem-solving perspective within the company. For future research, it is recommended to apply the model to other routes, expand alternative types (such as Less Container Load transport), refine quantitative criteria by including additional component-related aspects, incorporate methods like Analytic Hierarchy Process (AHP) for criterion prioritization, and reduce uncertainty in qualitative assessments by involving a larger number of participants or applying heuristic methods like Fuzzy Logic.-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClassificação ABC-
Palavras-chave: dc.subjectComposição probabilística de preferência-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção de fornecedor de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção de modal de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte internacional-
Palavras-chave: dc.subjectComposição probabilística de preferência-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte internacional-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectABC classification-
Palavras-chave: dc.subjectTransportation supplier selection-
Palavras-chave: dc.subjectInternational transportation-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilistic preference composition-
Palavras-chave: dc.subjectTransportation mode selection-
Título: dc.titleAplicação conjunta do método CPP e da classificação ABC para seleção de modal e fornecedores de transporte internacional em uma indústria automobilística-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.