Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorPereira, Natália Silva-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Taynã Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21905-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754589-
Descrição: dc.descriptionEste artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutoetnografia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectMagistério-
Título: dc.titlePrática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.