A influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Marcello de Barros Tomé-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valéria Lima-
Autor(es): dc.contributorCheibub, Bernardo Lazary-
Autor(es): dc.creatorCastanha, Natascha Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754584-
Descrição: dc.descriptionO turismo é um bem de consumo de caráter predominantemente intangível, por se tratar de um processo onde o turista não pode provar o produto antes da compra. Assim, ele é apresentado aos consumidores por meio de descrições, narrações, mídias, dentre outros. Nesse contexto o cinema como um dos primeiros meios de comunicação a utilizar imagem e sons tem grande influência no desenvolvimento na imagem de destinos turísticos. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com fontes previamente selecionadas, o presente estudo pretende estabelecer a relação entre os filmes produzidos por Hollywood que possuíam a cidade do Rio de Janeiro como cenário, com o desenvolvimento da imagem turística da cidade. Para isso, destacam-se as décadas de 1930 e 1940, na política de boa vizinhança, por ser um período de aproximação política entre Estados Unidos e Brasil, em que se intensificou a produção cinematográfica sobre a cidade e cujos interesses se traduziram, em parte, nos filmes produzidos, estabelecendo uma imagem do Rio de Janeiro como uma cidade exótica, onde a diversão está acima de tudo e com poucas restrições da lei-
Descrição: dc.descriptionLe tourisme est un bien de consommation principalement intangible, car il s'agit d'un processus où le visiteur ne peut pas essayer le produit avant de l'acheter. Ainsi, il est présenté aux consommateurs a travers des descriptions, des histoires, des médias, entre autres. Dans ce contexte, le cinéma, comme le premier moyen de communication qui a utilisé les images et les sons, a une grande influence dans le développement de l'image des destinations touristiques. Par le biais d’une recherche bibliographique et des documents, s’établie le lien entre des films produits par Hollywood qui avait la ville de Rio de Janeiro comme scenario, avec le développement de l'image touristique de la ville. Pour cela, nous avons choisi les années 1930 et 1940, pendant la politique de bonne voisinage, soit une période de rapprochement politique entre les États-Unis et le Brésil, dont la production cinématographique de la ville s'est intensifiée et dont les intérêts politiques ont influencées le contenu des films a été etablie une image de Rio de Janeiro comme une ville exotique où le plaisir est avant tout et avec peu de restrictions de la loi-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem turística-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectCinema americano-
Palavras-chave: dc.subjectImage touristique-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectStéréotype-
Título: dc.titleA influência do cinema hollywoodiano no desenvolvimento da imagem turística do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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