Formação baseada em competências: um estudo de caso no Curso de Graduação em Administração

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCPF:87745796322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:11133344422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorSantos, Isaac José Antonio Luquetti dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:64616584753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708002Z0-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Carlos Antonio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20139-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754575-
Descrição: dc.descriptionThe National Council of Education established on July 13, 2005, the resolution No. 4, establishing the National Curriculum Guidelines and, through Article 4, the skills that the Undergraduate Course in Management shall provide its students throughout their training, in order to supply training based on competency. In this regard, the present study has as its main purpose to analyze how the skills proposed by the National Curriculum Guidelines are addressed by the Undergraduate Course in Management and developed by trainees. Therefore, the following objectives were defined: to analyze the level of importance of skills; development by trainees; satisfaction with the pedagogical aspects facing skills development; and the approach of skills by the Educational Project Course. The present research, quantitative and qualitative, was performed using the case study, in which a questionnaire was used during a field research to collect data from the trainees of the Undergraduate Course in Management, as well as document analysis to verify the relationship between skills and the course. The results showed that, in general, the trainees attribute a high level of importance to the skills proposed by Guidelines; trainees consider to have developed most of their skills at a satisfactory level; pedagogical factors, although most have been satisfactory, require a special attention; the Educational Project Course takes into consideration the theme skills and presents its own relation of skills to be provided to trainees, relating with the skills defined by the National Curriculum Guidelines.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 13 de julho de 2005, a Resolução nº 4, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e, através do artigo 4º, as competências que os Cursos de Graduação em Administração devem propiciar aos seus discentes ao longo da sua formação, de maneira a conferir uma formação baseada em competências. Nesse sentido, o presente estudo possui como objetivo principal, analisar como as competências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais são abordadas pelo Curso de Graduação em Administração e desenvolvidas pelos formandos. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar o nível de importância das competências; o desenvolvimento pelos formandos; a satisfação com os aspectos pedagógicos voltados ao desenvolvimento das competências; e a abordagem das competências pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, se desdobrou por meio de um estudo de caso, sendo utilizado um questionário para coleta dos dados na pesquisa de campo junto aos formandos do Curso de Graduação em Administração em estudo, bem como a análise documental para verificar a relação das competências com o Curso. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, os formandos atribuem um alto nível de importância às competências propostas pelas Diretrizes; que consideram ter desenvolvido a maioria das competências num nível satisfatório; que os fatores pedagógicos, embora na maior parte satisfatórios, carecem de especial atenção; e que o PPC leva em consideração o tema competências e apresenta uma relação própria de competências que busca propiciar aos alunos, guardando relação com aquelas definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectAdministrador-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes Curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação em Administração-
Palavras-chave: dc.subjectFormação baseada em competências-
Palavras-chave: dc.subjectCompetency-
Palavras-chave: dc.subjectSkills-
Palavras-chave: dc.subjectAdministrator-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum Guidelines-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate Course in Management-
Palavras-chave: dc.subjectTraining based on competency-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleFormação baseada em competências: um estudo de caso no Curso de Graduação em Administração-
Título: dc.titleCOMPETENCY-BASED TRAINING: A CASE STUDY IN THE UNDERGRADUATE COURSES IN ADMINISTRATION-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.