Imaginação e desconstrução em K. Stanislávski

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCopeliovitch, Andrea-
Autor(es): dc.contributorCPF:13471365622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1347136560798479-
Autor(es): dc.creatorZaltron, Michele Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754556-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the importance of deconstruction in Konstantin Stanislávski‟s research, that means, opening space, both in the actor and in the role, in order allow the creative manifestation and the concretion of imagination in the actor‟s body/mind in its most efective way. We initiate our inquiry reflecting on the evolution of K. Stanislávski‟s practical and artistic thought, going through the theatrical context of his time, the main change of perspective that has happened in his research, the elements of his system and their relation with imagination; and the work on the physical actions. We present a study of the image constitution in the actor‟s body/mind and also the imagination in K. Stanislávski‟s actor creative process in different phases of his work. We finish our study by reflecting on the deconstruction/composition of the actor and the character towards deconstructing the unnecessary elements for the creative way and opening possibilities, as well as analyzing the deconstruction of the role to compose the character. We also study the pedagogical theatrical practice of etiud creation and its relation with the active analysis method-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata da importância da desconstrução na pesquisa de Konstantin Stanislávski, isto é, da abertura de espaços, tanto no próprio ator quanto no papel, que possibilitam a manifestação criativa e a concretização da imaginação no corpo/mente do ator de modo mais pleno. Iniciamos nossa investigação refletindo sobre a evolução da prática e do pensamento artístico de K. Stanislávski, abrangendo o contexto teatral de seu tempo, a principal mudança de perspectiva ocorrida em suas pesquisas, os elementos do sistema e sua relação com a imaginação, e o trabalho sobre as ações físicas. Fazemos um estudo sobre a formação da imagem no corpo/mente do ator e sobre a imaginação no processo criativo do ator em K. Stanislávski em diferentes fases do seu trabalho. Finalizamos nosso estudo refletindo sobre a desconstrução/composição do ator e da personagem, no sentido de desconstruir os elementos desnecessários para o caminho criativo do ator e abrir possibilidades, bem como, de analisar/desconstruir o papel para compor a personagem. Abordamos também a prática pedagógica teatral de criação de etiud e a sua relação com a análise ativa-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciência da Arte-
Publicador: dc.publisherTeoria da Arte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro, Imaginação, Stanislavski, Konstantin, 1863-1938, Criação-
Palavras-chave: dc.subjectTheatre, Imagination, Stanislavsky, Konstantin, 1863-1938, Creation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES-
Título: dc.titleImaginação e desconstrução em K. Stanislávski-
Título: dc.titleImagination and deconstruction in K. Stanislavski-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.