Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Copeliovitch, Andrea | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:13471365622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1347136560798479 | - |
Autor(es): dc.creator | Zaltron, Michele Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754556 | - |
Descrição: dc.description | This work deals with the importance of deconstruction in Konstantin Stanislávski‟s research, that means, opening space, both in the actor and in the role, in order allow the creative manifestation and the concretion of imagination in the actor‟s body/mind in its most efective way. We initiate our inquiry reflecting on the evolution of K. Stanislávski‟s practical and artistic thought, going through the theatrical context of his time, the main change of perspective that has happened in his research, the elements of his system and their relation with imagination; and the work on the physical actions. We present a study of the image constitution in the actor‟s body/mind and also the imagination in K. Stanislávski‟s actor creative process in different phases of his work. We finish our study by reflecting on the deconstruction/composition of the actor and the character towards deconstructing the unnecessary elements for the creative way and opening possibilities, as well as analyzing the deconstruction of the role to compose the character. We also study the pedagogical theatrical practice of etiud creation and its relation with the active analysis method | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata da importância da desconstrução na pesquisa de Konstantin Stanislávski, isto é, da abertura de espaços, tanto no próprio ator quanto no papel, que possibilitam a manifestação criativa e a concretização da imaginação no corpo/mente do ator de modo mais pleno. Iniciamos nossa investigação refletindo sobre a evolução da prática e do pensamento artístico de K. Stanislávski, abrangendo o contexto teatral de seu tempo, a principal mudança de perspectiva ocorrida em suas pesquisas, os elementos do sistema e sua relação com a imaginação, e o trabalho sobre as ações físicas. Fazemos um estudo sobre a formação da imagem no corpo/mente do ator e sobre a imaginação no processo criativo do ator em K. Stanislávski em diferentes fases do seu trabalho. Finalizamos nosso estudo refletindo sobre a desconstrução/composição do ator e da personagem, no sentido de desconstruir os elementos desnecessários para o caminho criativo do ator e abrir possibilidades, bem como, de analisar/desconstruir o papel para compor a personagem. Abordamos também a prática pedagógica teatral de criação de etiud e a sua relação com a análise ativa | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte | - |
Publicador: dc.publisher | Teoria da Arte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro, Imaginação, Stanislavski, Konstantin, 1863-1938, Criação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theatre, Imagination, Stanislavsky, Konstantin, 1863-1938, Creation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | - |
Título: dc.title | Imaginação e desconstrução em K. Stanislávski | - |
Título: dc.title | Imagination and deconstruction in K. Stanislavski | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: