Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática

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Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme de-
Autor(es): dc.contributorCastellitti, Carolina-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sara Gehren Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754541-
Descrição: dc.descriptionA Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do Enem-
Descrição: dc.descriptionLa Ley que hace obligatoria en el currículo de la Educación Básica la enseñanza de Historia y Cultura de África y Afrobrasileña es un logro político pedagógico fundamental en la lucha antirracista. Este artículo tiene como objetivo analizar en qué medida la pedagogía decolonial y la lucha antirracista se ven amenazadas por el contexto político actual de profundizar la crisis democrática. Para esto, se realizó un análisis comparativo de dos ediciones del Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem), el primero en el año siguiente a la implementación de la Ley en el país, y el segundo en el primer año del gobierno de Bolsonaro. Los resultados indican que no hubo una diferencia significativa entre una edición y otra del Examen, lo que puede indicar, en este primer momento, que el funcionamiento de la dinámica burocrática estatal moderna ha permitido cierta autonomía administrativa en la planificación de los exámenes Enem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogía decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectLey 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectRelaciones etnico-raciales-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectEducación antirracista-
Título: dc.titlePedagogia decolonial em tempos de crise democrática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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