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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rangel, Mary Terezinha A. Simen | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09176772772 | - |
Autor(es): dc.contributor | Penna-firme, André Bessadas | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:77212550744 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795080U0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Antonio Mauro Muanis de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:88999907622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758312H0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Ilma Passos Alencastro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11222333222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799741T4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:43445455422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782998U1 | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21179 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754511 | - |
Descrição: dc.description | Leaving of some verifications empiric initials, we had opportunity to notice that the teacher that teaches philosophy in the medium teaching has difficulty to get to wake up in their students the interest for the study of that discipline. In spite of usually to happen in just a series of that teaching level, the philosophy gets, in that I tan space of time, to generate a certain discomfort among the student body that frequents those classes. Starting from that verification, we sensed that the one that seems be in question it is the elaboration of social representations of the philosophy in the medium teaching. In that way, to inquire into the philosophy in the medium teaching using contributions of the Theory of Social Representation (MOSCOVICI, 2003, 2001, 1978), we intended to identify concepts and images formed by students and teachers of the medium teaching, and their pedagogic coordinators, while subjects that can offer their perceptions. To the we try to obtain, through the subject of the process, those social representations, our interest is to think about philosophy teaching and their education senses, discussing which kind of the philosophy that we intend to teach in the medium teaching and for something to do it. With those data, we believed to bring contributions for teachers that are in charge of of the philosophy in the medium teaching, in the interest that discipline get to understand the importance of that discipline as essential factor to the student's formation. By the way, we can, also, to demonstrate the importance of the presence of that discipline in the school curriculum. | - |
Descrição: dc.description | Partindo de algumas constatações empíricas iniciais, tivemos oportunidade de perceber que o professor que leciona filosofia no ensino médio tem dificuldade para conseguir despertar em seus alunos o interesse pelo estudo desta disciplina. Apesar de geralmente ocorrer em apenas uma série deste nível de ensino, a filosofia consegue, nesse curto espaço de tempo, gerar um certo desconforto entre o corpo discente que freqüenta as aulas. A partir desta constatação, intuímos que o que parece estar em jogo é a elaboração de representações sociais da filosofia no ensino médio. Dessa forma, ao nos propormos estudar a filosofia no ensino médio utilizando aportes da Teoria de Representação Social (MOSCOVICI, 2003, 2001, 1978), pretendemos identificar conceitos e imagens formadas por alunos, professores do ensino médio e os coordenadores pedagógicos enquanto sujeitos que podem nos oferecer suas percepções. Ao procurarmos obter, através dos sujeitos do processo, representações sociais, nosso interesse é pensar sobre o ensino de filosofia e seus sentidos educacionais, discutindo qual o tipo de filosofia que se pretende trabalhar no ensino médio e para quê fazê-lo. Com os resultados da pesquisa, acreditamos trazer contribuições a professores que se ocupam da filosofia no ensino médio, no interesse de que se consiga compreender a importância dessa disciplina como fator essencial à formação do aluno. Assim, podemos também, demonstrar a importância da presença da filosofia no currículo escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A Filosofia no Ensino Médio e suas Representações Sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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