Uso da sistemática filogenética no ensino de Zoologia na Educação Básica: o que dizem os professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Cinthya Simone Gomes-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Rodrigo Wanderley de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754507-
Descrição: dc.descriptionO ensino de zoologia na educação básica é, em geral, como indicado por alguns trabalhos, essencialista e tipológico, apresentando táxons de forma desconectada filogeneticamente e com ênfase exclusivamente na morfologia e/ou fisiologia. No entanto, o uso da sistemática filogenética como abordagem pode romper com esse método, tornando o ensino de zoologia crítico e ligado a teoria evolutiva. No presente estudo professores foram entrevistados, para buscar entender como os mesmos enxergam as possibilidades do uso da sistemática filogenética para o ensino de zoologia, além de tentar compreender os desafios que afastam a abordagem filogenética no ensino de zoologia nas escolas. Foram entrevistados sete professores que atuam em escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, com formação entre os anos de 2005 e 2021. Entre os entrevistados, cinco possuem título de mestre e um de doutor. Os entrevistados afirmaram ter aprendido sobre o tema, em sua formação inicial, e demonstraram conhecimento sobre os conteúdos de sistemática filogenética, bem como consideram uma abordagem importante para o ensino de zoologia, que facilita a compreensão dos alunos. Além disso, os entrevistados exemplificaram algumas condições que possivelmente afastam esses conteúdos das escolas, como pouca carga horária, escolas voltadas completamente para conteúdos de vestibulares e questões religiosas, por entenderem a sistemática filogenética como parte do conteúdo de evolução, portanto compartilham essa problemática. Por fim, entendemos que o uso da sistemática filogenética pode contribuir no ensino de zoologia na educação básica, considerando seu aspecto integrador de informações e abordagem multidisciplinar.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of zoology in basic education is, in general, as shown by some studies, essentialist and typological, presenting taxa in a phylogenetically disconnected way and with an emphasis on morphology and/or physiology. However, the use of phylogenetic systematics as an approach might break this approach, making the teaching of zoology critical and linked to evolutionary theory. The present study interviewed teachers, to understand how they see the possibilities for the teaching of zoology linked to phylogenetic systematics, as well as aspects of their training, in addition to trying to understand the challenges that distance the phylogenetic approach in the zoology teaching at schools. Seven teachers who work in public and private schools in the State of Rio de Janeiro, that got their degrees between 2005 and 2021, were interviewed. Among them, five have a master's degree and one a doctorate degree. All confirmed to have learned about systematics phylogenetic in their initial formation during the undergraduate degree, and demonstrated knowledge about the contents of phylogenetic systematics, as well as considered it as an important approach to the teaching of zoology, which facilitates students' understanding. Besides that, the interviewees exemplified some conditions that possibly distance this content from schools, such as low workload, schools completely focused on university application exams and religious issues, as they understand phylogenetic systematics as part of the evolution content, therefore they share this problem. Finally, we understand that the use of phylogenetic systematics can contribute to the teaching of zoology in basic education, considering its information integrator aspect and multidisciplinary approach.-
Descrição: dc.description20 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Evolução-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectCladística-
Palavras-chave: dc.subjectAnimais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectZoologia-
Palavras-chave: dc.subjectFilogenia-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching evolution-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCladistics-
Palavras-chave: dc.subjectAnimals-
Título: dc.titleUso da sistemática filogenética no ensino de Zoologia na Educação Básica: o que dizem os professores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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