A contribuição do ensino de física no ensino médio integrado da escola técnica de alimentos (panificação e derivados de leite) - nata

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorRebello, André Luiz Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754503-
Descrição: dc.descriptionTomando como referencial teórico a aprendizagem significativa proposta por Ausubel e a epistemologia do conhecimento de Bachelard, nesta dissertação propomos a elaboração de uma metodologia de ensino mais adequada para o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (CECVSD). O CECVSD é uma escola de nível médio integrado, e a metodologia didática proposta partiu das observações relatadas pelos professores, durante as reuniões de planejamento escolar, em que os alunos sinalizavam dificuldades em fazer a ligação entre a teoria, dos conteúdos do ciclo comum, com a sua aplicação prática na parte profissional técnica. Essa metodologia didática consiste em uso de experimentos que construímos para apoiar o professor visando contribuir para o melhor aprendizado e formação do aluno. Estes experimentos estão disponibilizados como material didático-
Descrição: dc.descriptionTaking as a theoretical basis learning proposed by Ausubel and Bachelard’s epistemology of knowledge Bachelard in this paper we propose the development of a more appropriate teaching methodology for Commander Valentim Dos Santos Diniz State School (CECVSD). The CECVSD is an integrated secondary level school, and the teaching methodology proposed came from observations reported by teachers during the school planning meetings, in which students signaled difficulties in making the connection between the theory of the common cycle content with its practical application in the technical professional by using experiments that were built to support the teacher in order to contribute to better learning and student formation. These experiments are available as teaching material-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integrado-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperiments-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Título: dc.titleA contribuição do ensino de física no ensino médio integrado da escola técnica de alimentos (panificação e derivados de leite) - nata-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.