Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Sérgio Roberto Leusin de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788105U8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.creator | Galdino, Jonas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002-04-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21274 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754469 | - |
Descrição: dc.description | Actually, the use of computer science on education it s one of the main factors towards the growing and dissemination of the innovative technology, as it allows the informations preservation, treatment and diffusion. It can be said that on the graduation teaching schools, the üse of a computer in a classroom in nowadays, means to be one of the greatest symbols of the modem age, assuming an extremely important role for the teaching, for the researches and for the extension. The introduction of the computer within the Brazilian schooling system occurred during the 70 s decade and since then it had been transforming the education in the country. The objective of this lecture was to evaluate the use of the computer science and the public network (Internet), as well as to know how those two elements have been used by the teaching staff and student bodies as well. This search arose from a case study made by one graduation schooling in the County of Belford Roxo, Rio de Janeiro State, the Associação Brasileira de Ensino Universitário (ABEU Brazilian University Teaching Association). The instruments used were reserved questions, complemented by bibliographic surveys. The outcome of the surveys suggests that the computer science and the public network are used by the evaluated group and that they recognize the educational and humanist importance towards the technology s utilization. It was also evidenced that the institution doesn t have enough equipment, instailation and experts, capable to fi.ilfihl the academic demands on information technology and Internet. In order to minimize this problem, a few steps were suggested to ABEU, such as: enlarge the computer science labs, to strengthen teaching staff towards constant training and/or graduation in the computer science arca and, to hire experts in the field, capable to offer the required support to the institution s teaching staff and student bodies. Besides the use of computer science and the public network by ABEU s teaching staff and student bodies in the graduation courses, this work has evidenced that the technology s potential it s still, many times, badly used | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | O emprego da informática na educação se constitui hoje num dos fatores de aceleração e disseminação de inovações tecnológicas, na medida em que possibilita a conservação, o tratamento e a difusão das informações. Nas k1stituições de ensino superior pode-se dizer que o computador em sala de aula se constitui hoje num dos grandes símbolos da contemporaneidade, assumindo um papel de extrema importância no ensino, na pesquisa e na extensão. A introdução do computador no sistema educacional brasileiro foi iniciada na década de 70 e, desde então, vem transformando a educação no país. O objetivo desta dissertação foi avaliar a aplicação da informática e da rede pública eletrônica (internet) bem como conhecer de que maneira estes dois elementos vem sendo utilizados pelos docentes e discentes. Esta investigação se deu a partir de um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no município de Belford Roxo, Estado do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Ensino Universitário (ABEU). Foi utilizado como instrumento a aplicação questionários com perguntas fechadas, complementado pelo levantamento bibliográfico. Os resultados obtidos na investigação sugerem que a informática e a rede pública eletrônica são utilizadas pelo grupo estudado e que eles reconhecem a importância pedagógica e humanística do uso da tecnologia. Também foi evidenciado que a instituição não dispõe de equipamentos, instalações e profissionais especializados suficientes para atender a demanda acadêmica na área de informática e internet. Para minimizar este problema, foram sugeridas algumas medidas para a ABEU, tais como: ampliação de seus laboratórios de informática, incentivo aos docentes para o constante treinamento e/ou formação na área de informática e contratação de técnicos nesta área para dar o suporte necessário aos docentes e discentes da instituição. Apesar dos docentes e discentes da ABEU utilizarem a informática e a rede pública eletrônica nos cursos de graduação neste trabalho foi evidenciado que a potencialidade da tecnologia é, muitas vezes, mal aproveitada | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação e ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | informatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | education and superior teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | A aplicação da informática na educação: estudo de caso nos cursos superiores da Associação Brasileira de Ensino (ABEU) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: