Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Silvia Martins dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Espíndola, Aquino Lauri de | - |
Autor(es): dc.contributor | Auler, Luiz Telmo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ricardo Monteiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754456 | - |
Descrição: dc.description | A introdução de tópicos de física moderna no ensino médio já é uma realidade em praticamente todo país. No estado do Rio de Janeiro, onde temos a adoção de um currículo mínimo, percebemos que esta introdução se dá de forma a privilegiar uma discussão conceitual, levando o aluno a refletir o mundo a sua volta e as tecnologias que estão presentes cada vez mais na sociedade. Muitas destas tecnologias são apoiadas em conceitos que envolvem conceitos de mecânica quântica, entre outros temas de física contemporânea. O uso de tecnologia de informação pelos alunos com seus “telefones inteligentes” abre espaço para introduzir ferramentas de tecnologia de informação no ensino de física, sobretudo o uso de simulações. Nesta dissertação apresentamos a elaboração de um produto educacional voltado ao ensino do efeito fotoelétrico no ensino médio através do uso do simulador PHET. O produto desenvolvido é uma sequência didática com questionários de levantamento de conhecimento prévio, leitura de material instrucional, pesquisa bibliográfica e realização de simulação, seguindo um roteiro de perguntas. Uma breve discussão sobre as bases teóricas que suportaram o desenvolvimento do produto é apresentada, bem como a metodologia empregada para a confecção do produto proposto. Descrevemos a aplicação do produto, bem como apresentamos uma avaliação do mesmo com a técnica de análise de conteúdo para as respostas dadas aos questionários e roteiros. O produto foi aplicado com sucesso e podemos inferir que sua utilização é viável, podendo ser uma boa opção para o ensino do efeito fotoelétrico | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The introduction of modern physics topics in secondary education is already a reality in virtually all over the country. In the state of Rio de Janeiro, where we have to adopt a minimum curriculum, we realize that this introduction is given in order to favor a conceptual discussion, leading students to reflect the world around them and the technologies that are increasingly present in our society. Many of these technologies are supported by concepts involving quantum mechanical concepts among other contemporary physics topics. The use of information technology by students with their "smartphones" makes room for introducing information technology tools in physics education, especially the use of simulations. In this thesis we present the design of an educational product geared to teaching the photoelectric effect in high school through the use of PhET simulator. The product developed is a didactic sequence with prior knowledge of survey questionnaires, reading instructional materials and literature, and conducting simulation following a script of questions. A brief discussion of the theoretical foundations that have supported the development of the product is presented and the methodology used for the preparation of the proposed product. We describe the application of the product and present an evaluation of it with the content analysis technique to the responses to the questionnaires and scripts. The product has been successfully applied and we can infer that their use is feasible, and it also can be a good option for teaching the photoelectric effect | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photoelectric effect | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significative learning | - |
Título: dc.title | Sequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétrico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: