A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.creatorHaas, Aline Marcela Veloso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754455-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalho-
Descrição: dc.descriptionThis work is a documentary study that researched in textbooks how the macro-trends of Environmental Education proposed by Layrargues and Lima appear in 2011: conservationist, pragmatic and critical. Bringing a little historical contextualization about the injustices suffered by marginalized peoples in Brazil such as blacks and indigenous peoples, directing the subject to how we can bring these themes of injustices and racism relating them to the environment, in the teaching of sciences and connecting them to the classroom environment. According to these verifications, I concluded that the pragmatic and critical aspects appear mostly, and the critical aspect is the one that most fits the issues of Racism and Environmental Injustices, which is the major research theme of this work-
Descrição: dc.description47 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectInjustiça ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMacro-tendências da educação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental racism-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental injustice-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education macro-trends-
Título: dc.titleA educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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