Responsabilidade social em micro e pequenas empresas: a construção de uma rede interativa com a sociedade em uma torrefadora de café

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMafra, Luiz A. S.-
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luís Henrique-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Carlos Marques-
Autor(es): dc.creatorSacramento, Gisleyde-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754449-
Descrição: dc.descriptionA responsabilidade social, apesar de existir a mais tempo, tomou força na atualidade, como resposta às criticas feitas pela sociedade ao capitalismo em sua busca desenfreada pelo e lucro, no sentido de fazer com que as ações das empresas se tomassem mais transparentes e com comportamentos voltados para o social. No entanto, a responsabilidade social não é percebida da mesma forma entre os diversos setores empresariais, sendo que nas micro e pequenas empresas, carentes de informações claras sobre o tema, as ações são erroneamente reduzidas a projetos isolados e caracterizados na sua maioria pelo assistencialismo, de caráter pontual e emergencial. Portanto, o presente trabalho visa discutir o tema, através do estudo de caso em uma pequena empresa do ramo de torrefação e moagem de café situada no município de Volta Redonda. Como conclusão deste trabalho, entende-se que, embora as empresas sejam atraídas pelos benefícios mercadológicos oriundos das ações de responsabilidades sociais, observa-se que os maiores benefícios alcançados estão relacionados à mudança de comportamento que refletem numa melhora do ambiente de trabalho, na satisfação dos funcionários em trabalhar na empresa, desempenho ambiental, melhora do relacionamento com a comunidade e a formação de uma rede de parcerias que agrega valor à imagem da empresa-
Descrição: dc.descriptionSocial responsibility, although there the longest, has taken hold at the present time, in response lo criticisms from the society to capitalism in its unbridled quest for profit, to cause the shares of companies to become more transparent and targeted behaviors to the social, otherwise, would be sanctioned by society. However, CSR is not perceived the same way between the various business sectors, and in micro and small enterprises which lack clear information on the subject, actions are erroneously reduced to isolated projects and characterized mostly by the welfare, cha a ter and occasional emergency. Therefore, this paper aims to discuss the issue through a case study in a mall company in the roasting and grinding coffee in the municipality of Volta Redonda. In conclusion of this work means that, although companies are attracted by the benefits c~ming from the merchandising activities of social responsibilities, it is observe hat the greatest benefits are achieved related to behavior changes that reflect an improveme in working envirorunent, satisfaction employees working in the company, envirorune aI performance, improved community relations and the formation of a network of partner · s that add value to the company's image-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Social-
Palavras-chave: dc.subjectParcerias Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectPequena empresa-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cafeeira-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Partners-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Título: dc.titleResponsabilidade social em micro e pequenas empresas: a construção de uma rede interativa com a sociedade em uma torrefadora de café-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.