Ensino Técnico Público Fluminense: análise dos currículos do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer na Rede FAETEC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorBruno, Alberto Roiphe-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helena Catão Henriques-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ricardo Luis da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754448-
Descrição: dc.descriptionO ensino técnico em Turismo, Hospitalidade e Lazer no país vem sendo ultimamente desafiado por bruscas transformações sociais e mercadológicas. Como entraves no setor de turismo, há inúmeras dificuldades de atualização dos currículos e cursos de nível médio. De tal modo, tem-se a seguinte questão problema: os currículos dos cursos técnicos em Turismo, Hospitalidade e Lazer do sistema educacional estadual do Rio de Janeiro vêm garantindo o desenvolvimento de competências de seus egressos para atuação profissional em suas áreas? Assim, a presente dissertação tem como objetivo geral: realizar um estudo sobre os diferentes currículos do ensino técnico em Turismo, Hospitalidade e Lazer em unidades de ensino estaduais fluminenses. Já seus objetivos específicos são: contextualizar o panorama científico da pesquisa nacional e internacional contemporânea sobre currículos de ensino técnico do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer e suas interfaces com a educação básica e a educação profissional e tecnológica; investigar o ensino técnico fluminense e os currículos em Turismo, Hospitalidade e Lazer, a partir dos seus diferentes cursos, formatos e instituições de ensino públicas; analisar os currículos dos cursos técnicos em Turismo, Hospitalidade e Lazer da rede de ensino Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). A metodologia científica adotada incluiu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Para além de coleta, organização e cruzamento de informações curriculares, este trabalho teve como resultado uma análise teórico-crítica dos currículos técnicos em Turismo, Hospitalidade e Lazer de uma das redes estaduais de ensino do Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionTechnical education in Tourism, Hospitality and Leisure in Brazil has been lately challenged by sudden social and market changes. As obstacles in the tourism sector, there are numerous difficulties in updating curricula and high school courses. In this way, there is the following problem: the curricula of the technical courses in Tourism, Hospitality and Leisure of the state educational system of Rio de Janeiro have been guaranteeing the development of professional competences of their graduates to work in them areas? Thus, the present dissertation has the general objective: to carry out a study on the different curricula of technical education in Tourism, Hospitality and Leisure in public institutions in Rio de Janeiro. Its specific objectives are: contextualize the scientific panorama of contemporary national and international research on technical education curricula of the technological axis Tourism, Hospitality and Leisure and its interfaces with basic education and professional and technological education; investigate technical education in Rio de Janeiro and the curricula in Tourism, Hospitality and Leisure, based on its different courses, formats and educational institutions; to analyze the curricula of the technical courses in Tourism, Hospitality and Leisure of the teaching network Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). The scientific methodology adopted included bibliographic research, documental research and field research. In addition to collecting, organizing and crossing curricular information, this work resulted in a theorical-critical analysis of the technical curricula in Tourism, Hospitality and Leisure of one of the state education system in Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.description186 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Técnica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Formação em Turismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional and Technological Education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical Education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and Training in Tourism-
Título: dc.titleEnsino Técnico Público Fluminense: análise dos currículos do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer na Rede FAETEC-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.