A importância do ensino de conservação dos ambientes marinhos no ensino fundamental II

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Cinthya Simone Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2425981185299146-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966-
Autor(es): dc.contributorSeixas, Victor Corrêa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6227794799338037-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/6096829718429281-
Autor(es): dc.creatorPereira, Vitória Fernandes de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754433-
Descrição: dc.descriptionO ambiente marinho vem sofrendo por séculos com o desenvolvimento humano. A partir do século XVII, o início da revolução industrial trouxe ainda mais consequências negativas para esses ambientes. Os despejos de resíduos industriais e os esgotos das grandes cidades que surgiram dos resultados desse período, acabam indo parar nos oceanos de forma inadequada. Com o passar dos anos o alto consumo de bens não duráveis, o aquecimento global e a utilização irresponsável dos recursos marinhos veem trazendo grandes danos ao ambiente marinho. Portanto a abordagem do tema preservação do ambiente marinho a partir do ensino regular se mostra de extrema importância para a formação dos alunos que serão então futuros cidadãos conscientes. Por isso, o presente estudo analisou livros didáticos da coleção “Material Diádico Carioca- Versão 2020”, a coleção “Companhia das Ciências- Versão 2020” da editora Saraiva e a coleção “Teláris- Ciência- Versão 2020” da editora Ática, visando observar como o tema: “Conservação do ambiente marinho” é abordado no ensino fundamental II. Foi possível notar que a temática quando encontrada, era tratada de forma limitada, ou seja, com poucas informações. Também contou com uma entrevista estruturada de professores de ciências de escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, atuando na categoria de 6°(sexto) ao 9° (nono) ano do ensino fundamental, que contribuiu para que pudéssemos entender melhor como esse tema é abordado dentro de sala de aula e a visão dos mesmos sobre o tema “Conservação Ambiental”. A entrevista foi de grande importância para percebemos como um tema pode ser abordado de diversas formas. Também ajudou a ter uma maior percepção de que os professores realmente acham que a educação ambiental é um tema de grande relevância, acreditando que educação é uma grande ferramenta para minimizar os impactos ambientais a longo prazo.-
Descrição: dc.descriptionThe marine environment has suffered for centuries from human development. From the 17th century, the beginning of the industrial revolution brought even more negative consequences for these environments. Industrial waste dumps and sewage from large cities that emerged from the results of this period end up inappropriately ending up in the oceans. Over the years, the high consumption of non-durable goods, global warming and the irresponsible use of marine resources have been causing great damage to the marine environment. Therefore, approaching the issue of preserving the marine environment from regular education is extremely important for the training of students who will then be future conscious citizens. For this reason, the present study analyzed textbooks from the collection “Material Diádico Carioca-Versão 2020”, the collection “Companhia das Ciências-Versão 2020” from the publisher Saraiva and the collection “Teláris- Ciência-Versão 2020” from the publisher Ática, aiming to observe how the topic: “Conservation of the marine environment” is addressed in elementary school II. It was possible to notice that the theme, when found, was treated in a limited way, that is, with little information. It also featured a structured interview with science teachers from public and private schools in Rio de Janeiro, working in the category of 6th (sixth) to 9th (ninth) grade of elementary school, which contributed to a better understanding of how this topic is approached in the classroom and their view on the theme “Environmental Conservation”. The interview was of great importance to realize how a topic can be approached in different ways. It also helped to have a greater perception that teachers really think that environmental education is a topic of great relevance, believing that education is a great tool to minimize long-term environmental impacts.-
Descrição: dc.description47 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia; Ciência; Educação; Ecossistema Marinho; Preservação dos Oceanos; Ensino; Conservação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Educação ambiental, Ambiente marinho, Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectBiology; Science; Education; Marine Ecosystem; Preservation of the Oceans; Teaching; Environmental Conservation-
Título: dc.titleA importância do ensino de conservação dos ambientes marinhos no ensino fundamental II-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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