Ação cultural nos arquivos permanentes: uma assistência educativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.contributorCosta, Alexandre de Souza-
Autor(es): dc.contributorBarbatho, Renata Regina Gouvêa-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Fernanda Firmina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754431-
Descrição: dc.descriptionReflete sobre o papel do arquivo como lugar de aquisição de conhecimento e de cultura. Apresenta a importância dos arquivos públicos para a educação no Brasil, reflete acerca do papel desse centro de informação como auxiliar na divulgação da cultura e da memória coletiva e social, enquanto assistente educativo, e identifica quais medidas de ação cultural poderiam ser adotadas por esta instituição. Apresenta um diálogo entre os conceitos de identidade, identidade cultural, memória e história com o objetivo de relacioná-los à ideia de se considerar o arquivo como lugar de memória. Discute a aplicação da ação cultural, como assistente na educação, na Europa e no Brasil, salientando o fato de identificar quais medidas de ação cultural poderiam ser adotadas por esta unidade de informação no intuito de auxiliar o processo educacional brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionIt reflects on the role of the file as a place of acquiring knowledge and culture. Shows the importance of public archives for education in Brazil, reflects on the role of this information center to assist in the dissemination of culture and collective social memory as educational assistant, and identifies which measures cultural action could be taken by this institution. It presents a dialogue between the concepts of identity, cultural identity, memory and history in order to relate them to the idea of considering the archive as a place of memory. Discusses the application of cultural action, as an assistant in education, in Europe and in Brazil, highlighting the fact identify which measures cultural action could be taken by this unit of information in order to assist the Brazilian educational process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAção cultural-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos brasileiros-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência educativa-
Palavras-chave: dc.subjectDifusão cultural-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo público-
Palavras-chave: dc.subjectDifusão cultural-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCultural action-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian archives-
Palavras-chave: dc.subjectEducational assistance-
Palavras-chave: dc.subjectCultural diffusion-
Palavras-chave: dc.subjectCultural identity-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Título: dc.titleAção cultural nos arquivos permanentes: uma assistência educativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.