O espaço visual no cinema: um diálogo entre as teorias de Bruce Block e o filme “Que horas ela volta?”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, India Mara-
Autor(es): dc.contributorBarroso, Elianne Ivo-
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián Rodrigo Magioli-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Willian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754424-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta monografia é apresentar as questões e conceitos propostos pelas teorias de Bruce Block sobre organização e construção do espaço visual no cinema, e buscar as possíveis aplicabilidades dessas teorias nas escolhas que permeiam tal construção através de uma análise do espaço no filme “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert. Pretende-se delimitar o conceito de espaço na visão do autor a partir do conceito de outros autores sobre “espaço fílmico” e “espaço diegético”, apresentar as diferentes formas de organização e apresentação deste espaço, como podem acontecer as escolhas que permeiam a construção deste componente visual em um filme, além de quais os possíveis caminhos para esta definição. Por fim, objetiva analisar as escolhas que permeiam a construção do espaço visual do filme em questão à luz das teorias de Block e a partir de sua particularidade narrativa, utilizando-se como veículo principal a forte metáfora que o conflito de “Que horas ela volta” carrega, sobre espaços e territorialidade-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper is to present the issues and concepts addressed by the theories of Bruce Block on the organization and construction of visual space on cinema, and seek the possible applicability of these theories in the choices that underlie such construction through an analysis of space on the movie "The second mother", written and directed by Anna Muylaert. It is intended to define the concept of space in the author's view, from the concept of other authors on "filmic space" and "diegetic space," to present the different forms of organization and presentation of such space, how the choices that pervade the construction of this visual component in a movie can be made, and what are the possible ways for this setting. Finally, it aims to analyze the choices that underlie the construction of visual space of the concerned film, to the light of Block theories and its own story features, using as a primary vehicle the strong metaphor that the main conflict of "The second mother" suggests, about space and territoriality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço visual-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectBruce Block-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço fílmico-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização espacial-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectVisual space-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectBruce Block-
Palavras-chave: dc.subjectSpace-
Palavras-chave: dc.subjectFilmic space-
Título: dc.titleO espaço visual no cinema: um diálogo entre as teorias de Bruce Block e o filme “Que horas ela volta?”-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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