Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nachez, Juan Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Marciano Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Wallas Morett de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754412 | - |
Descrição: dc.description | Com o propósito de contribuir com a incessante busca do aperfeiçoamento da qualidade do Ensino de Física no Ensino Médio, o presente trabalho propôs, dentro do panorama atual de diversas vertentes que se observam no sistema educacional brasileiro, a experimentação como um importante recurso auxiliador na construção do conhecimento. Os experimentos contidos nesta monogra a abordam os conceitos de interferência e difração tanto para ondas mecânicas quanto para ondas eletromagnéticas. O trabalho apresenta uma descrição detalhada da construção destes experimentos, junto com planos de aula e outras sugestões para a utilização dos mesmos. O intuito é ressaltar a importância da metodologia experimental como facilitador na formação do saber, além propiciar a discussão, debate e re exão sobre o objeto de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | With the purpose of contributing to the incessant search for the improvement of the quality of Physics Teaching, the present work proposed, within the current panorama of several aspects observed in the Brazilian educational system, the experimentation as an important and useful resource in the construction of knowledge. The experiments contained in this monograph address the concepts of interference and di raction for both mechanical and electromagnetic waves. The work presents a detailed description of the construction of these experiments, together with lesson plans and other suggestions for their use. The intention is to emphasize the importance of experimental methodology as a facilitator in the formation of knowledge, in addition to providing discussion, debate and re ection on the object of learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas mecânicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas eletromagnéticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas mecânicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas eletromagnéticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical waves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electromagnetic waves | - |
Título: dc.title | Proposta de experimentos na sala de aula: fenômenos ondulatórios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: