Infâncias e culturas: concepções de infância presentes nos anúncios publicitários para crianças e suas repercussões no contexto escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.creatorSouza, Terezinha Aparecida de Oliveira Feijó-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754405-
Descrição: dc.descriptionAs frequentes transformações sociais e culturais que vêm ocorrendo sobre as concepções de infância geram um grande interesse pela questão, uma vez que esse quadro pode trazer sérias consequências para o contexto escolar, tanto para docentes quanto para discentes. Conhecer essas concepções e investigar as influências que elas exercem no contexto da modernidade e pós-modernidade é de suma importância. Nesse sentido, torna-se necessária a análise das estruturas e conjunturas sociais para o entendimento das relações da criança com o mundo a sua volta e também sobre a maneira pela qual a mídia e os anúncios publicitários interferem no imaginário infantil. Em decorrência disso, o presente estudo tem a intenção de expor as concepções de infância ao longo do tempo, além de identificar a influência exercida pela mídia e pelo mundo consumista sobre as crianças, conforme demonstrado na análise do documentário “Criança a alma do negócio” e também de analisar o ponto de vista de docentes da educação básica sobre a relação dos anúncios publicitários na educação, identificando se a mídia traz benefícios ou não para o ensino/aprendizagem. Como referenciais teórico-metodológicos, foram utilizadas pesquisas de autores como: Philippe Áries (1981), Jucirema Quinteiro (2002), Manuel Sarmento (2009), dentre outros. Assim, destaca-se a necessidade de compreender a relação da mídia com a infância que vem sendo discutida ao longo do tempo, sendo vista de formas diferentes pelas gerações e provocando mudanças culturais no que diz respeito às diferentes concepções de infância e seus processos educativos-
Descrição: dc.descriptionThe frequent social and cultural transformations that have been taking place about the conceptions of childhood generate a great interest for the issue, since this picture can have serious consequences for the school context, for both teachers and students. Knowing these conceptions and investigating the influences they exert in the context of modernity and postmodernity is of paramount importance. Understanding that, in this sense, the analysis of social structures and conjunctures is necessary, all of which will be more effective for understanding the relationship of the child with everything around him and also the way in which the media, commercials interfere with children's imagination. As a result, the present study intends to expose the conceptions of childhood over time, as well as to identify the influence exerted by the media and the consumerist world on children, as shown in the analysis of the documentary “Child the soul of business”. Concluding this research, also to analyze the point of view of basic education teachers about the relationship of commercials in education, identifying whether or not the media brings benefits to teaching / learning. For conceptual construction of this study, as methodological theoretical references, were used research by authors such as: Philippe Aries (1981), Jucirema Quinteiro (2002), Manuel Sarmento (2009), among many others. Thus, there is the need to understand the relationship of media with childhood that has been discussed over time, being viewed in different ways by generations and causing cultural changes with regard to different conceptions of childhood and their educational processes the childhood-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleInfâncias e culturas: concepções de infância presentes nos anúncios publicitários para crianças e suas repercussões no contexto escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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