Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorRios, Flávia Mateus-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marília Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754395-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze how does the perception of teachers from the first elementary education works related to well-being in the practice of the occupation. This research was realized in a public school at the municipality of Tanguá in 2019. Regarding the methodology we did a field research, with semi-structured interviews with the teachers, linked to the bibliographical research to reflect on this question. The purpose of this study was to understand the perception of well-being and satisfaction of elementary school teachers within the school. It is concluded that although they suffer consequences such as: tiredness, dissatisfaction, lack of support from the family of the student, and others, these teachers mostly report support of the superiors and professional satisfaction/accomplishment when they see their students moving forward in the apprenticeship-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar docente-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectRealização docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher’s well-being-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher achievement-
Título: dc.titleBem-estar docente: desafios e realizações da profissão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.