Marketing de relacionamento e CRM: a busca das agências de viagens pelo diferencial competitivo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antônio Pacheco-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Renato Gonzalez de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ivy Barreto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754393-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a questão da manutenção da competitividade e da lucratividade por parte das agências de viagens no cenário mercadológico atual, visto que inúmeras inovações tecnológicas impuseram uma série de alterações no processo de produção e venda de produtos e serviços, desde mudanças estruturais até mudanças comportamentais. Com isso, faz-se necessário que as empresas como um todo e as agências, em especial, desenvolvam um diferencial para que seja possível sobreviver e crescer dentro deste competitivo cenário econômico. Por meio de um levantamento bibliográfico que engloba a teoria desenvolvida pelos principais autores estudiosos do tema, o trabalho visa a apontar o marketing de relacionamento e as ferramentas operacionais e tecnológicas de customer relationship management, o CRM, como alternativas eficientes de mudança de postura gerencial para a conquista da diferenciação no mercado. O trabalho se propõe ainda a apresentar um modelo de implantação de estratégias de CRM direcionado para as Agências de Viagens, cuja confecção se baseou nas recomendações dos principais autores consultados-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the problem of maintaining competitivity and profitability by travel agencies in the present-day marketing scenery. In face of countless technological innovations that have imposed a series of changes to the production and sales of products process, from structural to behavioral changes. Because of this, it is necessary that companies as a whole, and specially travel agencies, develop a different approach that enables them to grow within this competitive economic scenario. By means of a bibliographical research that encompasses the theory developed by the most distinguished scholars dedicated to the subject, this work aims at showing the relationship marketing and the customer relationship management’s operational and technological tools as efficient change alternatives of managerial attitudes to achieve market differentiation. This work also aims at presenting a CRM strategy establishing model for travel agencies based on the advices of the main consulted authors-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenciação no mercado-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer relationship management-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectAgência de viagem-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectTravel agencies-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations-
Palavras-chave: dc.subjectMarket differentiation-
Palavras-chave: dc.subjectRelationship marketing-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer relationship management-
Título: dc.titleMarketing de relacionamento e CRM: a busca das agências de viagens pelo diferencial competitivo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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