Programa escola sem partido: a construção de uma agenda política em uma educação democrática?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorZucarrelli, Carolina-
Autor(es): dc.contributorCastilho, Sérgio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSalino, Denise Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754382-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar a formação da agenda política do Movimento sem Partido (MESP) enfocando os principais propostas no contexto do resgate do papel da escola na política pública da educação brasileira. O propósito foi analisar como o MESP reivindica por uma formação de agenda baseada na neutralidade escolar e pelo fim da liberdade de cátedra no seio de uma escola democrática, sob a luz da pregressa história da política educacional. O trabalho foi desenvolvido com base na análise da pesquisa bibliográfica utilizando conceitos e considerações sobre Políticas públicas, neutralidade, democracia e política educacional, a partir do referencial teórico dos principais autores: Norberto Bobbio, Marta Assumpção Rodrigues, Helena Bomeny, Paulo Freire e Marx Weber, tendo como fim esclarecer como o processo de políticas públicas educacionais enfoca a neutralidade e democracia e em que medida a agenda política do MESP pode ser considerada um projeto democrático-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze the formation of the political agenda of the Movement without Party (MESP) focusing on the main proposals in the context of the rescue of the role of the school in the public policy of Brazilian education. The purpose was to analyze how the MESP claims for an agenda formation based on school neutrality and the end of academic freedom within a democratic school, in the light of the previous history of educational policy. The work was developed based on the analysis of the bibliographical research using concepts and considerations on public policies, neutrality, democracy and educational policy, based on the theoretical reference of the main authors: Norberto Bobbio, Marta Assumpção Rodrigues, Helena Bomeny, Paulo Freire and Marx Weber, In order to clarify how the process of educational public policies focuses on neutrality and democracy and to what extent the political agenda of MESP can be considered a democratic project-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectNeutralidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNeutralidade-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectNeutrality-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracy-
Título: dc.titlePrograma escola sem partido: a construção de uma agenda política em uma educação democrática?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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