Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Claudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Bitter, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Antonio Carlos Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, João Gabriel Ramos Mendes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754357 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe refletir sobre a dimensão político-artística do Teatro Experimental do Negro - TEN, companhia de teatro fundada em 1944 por Abdias do Nascimento (1914 - 2011). Abdias do Nascimento possuía um grande conhecimento em diversas áreas do saber. Foi teatrólogo, jornalista, economista, professor universitário, ator, pintor, escritor, político e, acima de tudo, ativista pelos direitos humanos e civis da população negra. Participou das principais organizações do movimento negro: Frente Negra Brasileira (1931), Movimento Negro Unificado (1978), fundou o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros – IPEAFRO (1981). Também foi Deputado Federal nos anos de 1983 a 1987 e senador da República nos anos de 1997 a 1999. Em decorrência de uma vida dedicada à militância a favor dos direitos humanos e civis da população afro-brasileira, Abdias do Nascimento foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2009. Podemos concluir, então, que Abdias do Nascimento foi uma das maiores forças ativas que já atravessaram a história do Brasil | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro laboratório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro na arte | - |
Título: dc.title | "O teatro é uma arma": Notas introdutórias sobre a dimensão política do teatro experimental do negro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: