A jovem guarda e a indústria cultural análise da relação entre o movimento jovem guarda, a indústria cultural e a recepção de seu público

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana Facina Gurgel do-
Autor(es): dc.contributorEnn, Ana Lucia Silva-
Autor(es): dc.contributorAraújo Junior, Samuel Mello-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Adriana Mattos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754341-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objeto de estudo o Programa Jovem Guarda, que foi exibido pela Rede Record de 1965 a 1968 e teve como apresentadores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, bem como o movimento que é anterior ao próprio programa e que foi por ele denominado. Nosso objetivo geral consiste em, a partir da análise de alguns pontos referentes ao Movimento Jovem Guarda, buscar o entendimento das estratégias utilizadas pela indústria cultural na criação de seus produtos, bem como as diferentes recepções efetuadas por seu público consumidor. Para isso, recorremos ao conceito cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer em 1947 de indústria cultural, bem como às formulações de Raymond Williams acerca do materialismo cultural e de Jesús Martin-Barbero sobre as mediações existentes entre a produção da indústria cultural e sua recepção. Para isso, analisamos a música não como obra de gênios criadores, mas como um produto inserido na cadeia produtiva do sistema capitalista de produção, analisamos a chegada do rock and roll ao Brasil e sua apropriação local e partimos para um de seus desdobramentos, o movimento Jovem Guarda. Tendo como ponto de partida o movimento Jovem Guarda, analisamos alguns “produtos” a ele associados - o programa Jovem Guarda, o LP e o filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura -, até chegarmos ao seu público e análise das relações entre a indústria cultural e a recepção que o público realiza de seu-
Descrição: dc.description110 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJovem guarda-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de televisão-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular -- história e crítica-
Título: dc.titleA jovem guarda e a indústria cultural análise da relação entre o movimento jovem guarda, a indústria cultural e a recepção de seu público-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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