Desenvolvimento de uma proposta metodológica de educação científica inclusiva contextualizada com os modelos de deficiências sensoriais visual e auditiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera-
Autor(es): dc.contributorRocha, Solange-
Autor(es): dc.contributorRojas, Angelina-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorMizrahi, Saul Eliahú-
Autor(es): dc.creatorSilva, Roberto Ireneu da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754337-
Descrição: dc.descriptionConsoante a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), verifica-se uma necessidade de garantir acesso aos conteúdos curriculares de forma igualitária a todos os estudantes, prevenindo um processo de exclusão por sonegação de informações, num contexto de políticas superficiais de integração dos estudantes com deficiência aos espaços regulares de ensino. Conjugado a esta demanda, verifica-se uma carência geracional em termos de promoção de uma educação científica endossada pelos pressupostos da metodologia que lhe é própria, como espaço para exercício da experimentação e observação, consolidando uma cultura de apreensão do conhecimento científico, não erroneamente pela exposição de “verdades” consolidadas e destituídas de um significado que devem ser assimiladas para fins de suplantar os processos burocráticos de avaliações, mas como desencadeadores de mecanismos cognitivos que emponderem, constantemente, o estudante a identificar e racionalizar sobre as possíveis intervenções requeridas com fins de resoluções dos problemas de sua vivência, compartilhando estas informações a seus pares. Isso, por sua vez, geraria oportunidades de que esses conhecimentos trouxessem transformações comunitárias por capacitação ao protagonismo destes estudantes, falando-se em letramento científico. Neste sentido, considerando a heterogeneidade em termos de necessidades educacionais específicas inerentes a um corpo discente, especialmente num contexto de escola inclusiva, este projeto objetivou a concepção de um processo pedagógico de educação científica que contemplasse indistintamente estudantes com deficiência sensório auditiva ou visual, além daqueles sem deficiência que majoritariamente constituem na população dominante das instituições públicas de ensino regulares. Para que se atingisse esta finalidade, a arquitetura pedagógica foi planejada de forma a gerar recursos didáticos sob as premissas do design universal, referindo-se à concepção de modelos com significação tátil que atuaram tanto na mediação do processo ensino-aprendizagem do educando com deficiência visual, quanto aos demais, uma vez que estes modelos foram instrumentos utilizados também por ocasião de aulas expositivas e na produção de videoaulas legendadas e traduzidas em Libras. A utilização desta estratégia condiciona-se às necessidades educacionais específicas destes grupos: Em relação aos cegos, há uma demanda de produção de recursos didáticos, dada a exigência de comunicação imagética própria das disciplinas de ciências. Neste sentido, há a necessidade de reprodução de caracterização estruturais e fenômenos em modelos com significação tátil. No caso do estudante surdo, além da mediação em Libras, língua legalmente reconhecida pela lei Nº 10.436/2002, há a necessidade de se produzir materiais num contexto de pedagogia visual, que se constitui numa linguagem apropriada à apreensão dos conhecimentos para esta categoria de estudante, verificando o mesmo para muitos alunos ouvintes e videntes, que requerem a integração de diversos estímulos sensórios para captação mais significativa da informação. Prosseguindo, a inserção de recursos como artificio digital para acionamento de audiodescrição dos modelos, além das videoaulas em Libras, estimulam a autonomia destes estudantes no processo de aquisição de conhecimentos, sendo este protagonismo necessário para o desenvolvimento de um indivíduo capaz de exercer cidadania. Finalmente, a integração destas ações corrobora para a concepção de um projeto de educação científica e tecnológica inclusiva, pois se contextualiza com o espectro da diversidade antropomórfica humana considerada, caracterizada por um conjunto de ações do tipo “mão na massa” que abrange desde a montagem de experimentos, observação e inferência, até atuação em comunicação científica, seja para os pares da turma, ou em eventos científicos com certificação, que foi o caso dos alunos cegos que, além de participarem como monitores, apresentaram os modelos em um evento de comunicação científica intrainstitucional.-
Descrição: dc.descriptionSecondary to the Brazilian Inclusion Law (Law 13.146 / 2015), check if there is a need to guarantee equal access to curricular content for all students, preventing a process of exclusion due to information withholding, in a context of superficial policies for student integration with disabilities to regular teaching spaces. Coupled with this demand, check if a generational lack in terms of promoting scientific education endorsed by assumptions of the methodology that is proper, as a space for experimentation and observation exercise, consolidating a culture of apprehension of scientific knowledge, not mistakenly for the exposure of Consolidated and meaningless "truths" that must be assimilated for the purposes of bureaucratic testing processes, but as triggers of cognitive mechanisms that may, for tests, or for students and to identify and rationalize how finalizing candidates are used. of the problems of their experience, sharing this information with their peers and thus generating opportunities for this knowledge to bring about community transformations due to their capacity for protagonist. In this sense, considering the heterogeneity in terms of specific educational requirements inherent to the student body, especially in the context of the inclusive school, this project aims to create a pedagogical process of scientific education that contemplates students with auditory or visual test, in addition to without disabilities that mostly produced in the dominant population of public institutions of regular education. In order to achieve this purpose, the pedagogical architecture was planned in order to generate didactic resources under the premises of universal design, referring to the design of models with tactile significance that acted both in the mediation of the teaching-learning process of the student with visual impairment , as for the others, since these models were also used in the event of expository classes and in the production of subtitled and translated video lessons in Libras. The use of this strategy is conditioned to the specific educational needs of these groups: In relation to the visually impaired, there is a demand for the production of didactic resources, given the demand for image communication proper to the science discipline. In this sense, there is a need to reproduce structural characterization and phenomena in models with tactile significance. In the case of the deaf student, in addition to mediation in Libras, a language legally recognized by law No. 10,436 / 2002, there is a need to produce materials in a context of visual pedagogy, which constitutes a language appropriate to the apprehension of knowledge for this category of student , verifying the same for many hearing and non-blind students, who require the integration of various sensory stimuli for more significant information capture. Continuing, the insertion of resources such as digital artifice for triggering audio description of the models, in addition to video lessons in Libras, stimulate the autonomy of these students in the knowledge acquisition process, being this protagonist, necessary for the development of an individual capable of exercising citizenship. Finally, the integration of these actions corroborates the conception of an inclusive scientific and technological education project, as it is contextualized with the spectrum of human anthropomorphic diversity considered, characterized by a set of “hands-on” actions that it covers since the assembly from experiments, observation and inference, to acting in scientific communication, either for peers in the class, or at certified scientific events, which was the case for blind students who, in addition to participating as monitors, presented the models at a communication event intra-institutional scientific research.-
Descrição: dc.description191 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Científica Inclusiva; Ensino de Biologia e Ciências; Sequência didática; Modelos com significação tátil; Libras; Experimentações-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Ensino de biologia, Ensino de Ciência, Pessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Scientific Education; Biology and Science Teaching; Following teaching; Models with tactile significance; Pounds; Experiments-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma proposta metodológica de educação científica inclusiva contextualizada com os modelos de deficiências sensoriais visual e auditiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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