Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Luiz Carlos Rolim | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:04090760022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781149Z1 | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Gustavo Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21014 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754332 | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Os tambores de freio são componentes mecânicos empregados em dispositivos projetados para absorver a energia cinética de veículos automotores ou implementos rodoviários convertendo grande parcela desta energia em calor. Tensões provenientes da variação de temperatura associadas à ciclos de frenagem levam ao surgimento de trincas que levarão o componente a falha. Os tambores de freio são fabricados em ferro fundido, material escolhido por sua alta condutividade térmica, pela alta difusividade térmica e baixo custo. Este trabalho tem por objetivo criar um modelo parametrizado para a determinação da vida útil em fadiga termo-mecânica de tambores de freio fabricados com ferro fundido utilizados em implementos rodoviários do tipo semi-reboque de carga seca. Com a determinação da carga de frenagem atribuída a cada tambor de freio utilizou-se de uma equação para a determinação de fluxos de calor relacionados a processos de frenagem. Cada valor determinado foi aplicado a uma análise por elementos finitos afim de se determinar um histórico de temperaturas nodais do tambor de freio, para cada processo de frenagem. Uma vez determinados os históricos de temperatura, utilizou-se uma outra análise por elementos finitos para a determinação dos históricos de tensão para pontos críticos pertinentes a geometria do tambor de freio, onde provavelmente configuram-se as primeiras trincas por fadiga. Para se estimar a vida em fadiga do tambor de freio, foi escolhido o ponto e o evento de frenagem onde há maior probabilidade de surgimento de trincas. Serão devidamente aplicados os conceitos de fadiga para determinação do número de ciclos associado ao surgimento de trincas no componente. Para três eventos de frenagem considerados, observou-se que os maiores níveis de tensão apresentaram-se na direção circunferencial e o maior nível encontrado está associado a um evento onde o veículo encontra-se num processo de frenagens consecutivas, caracterizado por intervalos de 5 segundos para frenagem e 4 segundos para retomada. Quando simulado, num processo de frenagem longa, atingem-se temperaturas de aproximadamente 800°C. Conclui-se que as regiões próximas ao flange de aparafusamento do tambor de freio é a região que apresenta condições ideais para o provável surgimento das primeiras trincas de fadiga térmica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia metalúrgica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tambores de freio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fadiga termo-mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | - |
Título: dc.title | Determinação da vida útil em fadiga termo-mecânica de tambores de freio através de simulação computacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: