Atrativos turísticos que utilizam animais como entretenimento: a influência da informação ambiental no comportamento sustentável

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorMachado, Marcello de Barros Tomé-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Corrêa de Almeida-
Autor(es): dc.creatorChehin, Mariana Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1737-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754319-
Descrição: dc.descriptionO debate sobre o desenvolvimento sustentável tem ganhado força ao longo dos anos, devido à falta de equilíbrio existente entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. O turismo é considerado uma das áreas econômicas que mais provoca impacto nos recursos naturais, no entanto, o Código de Ética do Turismo, da OMT, define algumas vertentes que empreendimentos do setor devem seguir, como, por exemplo, proteger a infraestrutura natural utilizada e salvaguardar a cultura local. Apesar disso, ainda existem estabelecimentos turísticos que vão contra essas regras, como aqueles que utilizam animais como forma de entretenimento humano. Com a evolução da tecnologia de informação, juntamente com o aumento do número dos meios de comunicação de massa, consumidores passaram a ter acesso rápido e fácil a informações sobre as práticas adotadas por tais estabelecimentos e sobre o impacto dessas práticas no bem-estar dos animais. Diante desse quadro, o presente trabalho tem como objetivo estudar a percepção do turista em relação à exibição de mensagens com diferentes focos sobre um parque temático que utiliza animais aquáticos para o entretenimento humano, o SeaWorld, identificando se tais mensagens despertam diferentes intenções de comportamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 188 alunos graduandos e graduados dos cursos de Turismo, Veterinária e Administração. Na primeira etapa do questionário, foi apresentando aos participantes um vídeo de propaganda do parque SeaWorld e na segunda etapa o trailer do documentário “Blackfish”. Os resultados indicam que a mensagem de conteúdo ambiental, que revela informações importantes sobre a vida dos animais e o sofrimento pelo qual eles passam durante o período de treinamento, tem impacto nas percepções dos respondentes e nas suas intenções de visitar o parque. A pesquisa bibliográfica deste trabalho aponta ainda diferentes atrativos turísticos que utilizam animais como entretenimento, destaca o tratamento aos quais os animais são submetidos nesses estabelecimentos, e reflete sobre a importância da educação ambiental do turista-
Descrição: dc.descriptionThe debate on sustainable development has gained strength over the years due to a lack of balance between economic development and environmental preservation. Tourism is considered one of the economic areas that causes impact on natural resources, however, the Code of Ethics for Tourism, UNWTO defines some aspects that sector enterprises should follow, for instance, protecting the natural assets used and safeguarding local culture. Nevertheless, there are still tourist establishments that go against these rules, such as those using animals as a form of human entertainment. With the evolution of information technology, along with the increasing number of mass media, consumers now have quick and easy access to information on the practices adopted by such establishments and the impact of these practices on the welfare of animals. Given this situation, this paper aims to study the perception of the tourist regarding the display of messages with different focuses on a theme park that uses aquatic animals for human entertainment, SeaWorld, identifying whether such messages evoke different behavioral intentions. For this, a quantitative research, with 188 undergraduate students and graduates of tourism courses, and Veterinary Administration was held. In the first stage of the questionnaire was presented to the participants a video advertising the SeaWorld park and in the second stage the trailer for the documentary "Blackfish". The results indicate that the message of environmental content that reveals important information about the lives of animals and the suffering that they go through during the training period, has an impact on the perceptions of respondents and in their intentions to visit the park. The literature of this work also shows different tourist attractions using animals as entertainment, highlights the treatment to which animals are subjected in these establishments, and reflects on the importance of environmental education of the tourist-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnimais-
Palavras-chave: dc.subjectEntretenimento-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectParques e reservas aquáticos-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectAnimals-
Palavras-chave: dc.subjectEntertainment-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable tourism-
Título: dc.titleAtrativos turísticos que utilizam animais como entretenimento: a influência da informação ambiental no comportamento sustentável-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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