A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMucci, Latuf Isaias-
Autor(es): dc.contributorMello, Celina Maria Moreira de-
Autor(es): dc.contributorMaluf, Ued-
Autor(es): dc.creatorGasparelli Junior, Luiz Guaracy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754309-
Descrição: dc.descriptionAtravés do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos.-
Descrição: dc.descriptionÀ travers la methóde sémiologique, cette recherche, est basée sur l’esthétique naturaliste, ses premières matrices, dans la litératture française, jusq’au cinéma brésilien contemporain. À partir du roman Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, on discute les signes qui composent une oeuvre naturaliste, et on cherche, aussi, dans les peintures de Gustave Courbet les marques pictographiques de cette esthétique pour, à l’époque de la post-modernité, observer un hiper-naturalisme dans le cinéma brésilien contemporain, qui amplifie les signes précédents.-
Descrição: dc.description136f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNaturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectBom-Crioulo-
Palavras-chave: dc.subjectGustave Courbet-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectHiperaturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectNaturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCaminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo-
Palavras-chave: dc.subjectNaturalisme-
Palavras-chave: dc.subjectBom-Crioulo-
Palavras-chave: dc.subjectGustave Courbet-
Palavras-chave: dc.subjectCinéma Contemporain-
Palavras-chave: dc.subjectHipernaturalisme-
Título: dc.titleA lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.