A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antônio Pacheco-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Fábia-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Aline Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1465-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754305-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São Paulo-
Descrição: dc.descriptionThis study analyses the image of São Paulo city as a travel destination from the standpoint of Rio de Janeiro’s and other neighbor city’s young inhabitants and make a relation between the perceived image and the intention in visiting the researched city. The measurement of a travel destination image is an important element for its success in tourism activity. In Brazil, however, there is a small amount of researches about the theme. To achieve the objectives of this research, two studies were conducted using a combination between structured and non-structured methodologies in order to indicate the positioning of São Paulo city destination in the mind of the respondents. The study 1 was done through a content analysis of promotional material about São Paulo city, beyond a free elicitation. The study 2 generated the attributes list that formed the image of São Paulo city, treated by a factor analysis. The study 1 confirmed that there is a conflict between the promoted image and the perceived one. The study 2 generated 7 factors, by which the city image is perceived. The results point a bad positioning of the city brand like a travel destination, with characteristics easily copied by other destinations. It was also verified small levels of interest and intention in visiting the city-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectDestinos turísticos-
Palavras-chave: dc.subjectCidade de São Paulo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectDestino (Turismo)-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectTravel destinations-
Palavras-chave: dc.subjectSão Paulo city-
Título: dc.titleA imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.