A Galáxia de Lucas: sociabilidade e narrativa nos jogos eletrônicos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Maria Andrade Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCPF:70685673715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Afonso de-
Autor(es): dc.contributorCPF:91056543787-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809P5-
Autor(es): dc.contributorLemos, André Luiz Martins-
Autor(es): dc.contributorCPF:54968254122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5586679333125539-
Autor(es): dc.contributorPereira, Vinícius Andrade-
Autor(es): dc.contributorCPF:87459862522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798070T0-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Luiz Adolfo de Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754297-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to contribute for the reflection concerning the new communicational possibilities and narratives of the digital way, having as central focus the electronic games for multiple users MMORPG. The axle of this work turns around two questions that establishes connection of sufficiently narrow form, still little explored in academic research in the field of the Communication. The first one is the reflection around the experience to play SWG and of the specific contribution of the computer as Comunicative enviroment. At the same time, becomes essential to insert the electronic game in the amplest context of the informacional or postindustrial period of the contemporary society. The second question that will be focused is the modality of sociability staged for the players. Here, the work retakes the quarrel on virtual communities, perceiving that the basic characteristics of these groupings modernize in this experience from the expression guilda , that it is inside translates the form of belonging of the player to a group of the game. To develop quarrel, a study of the case of Star War Galaxies, MMORPG developed for the LucasArts since 2003 is considered. The proposal of this game consists of the recriation of a virtual universe that searchs to simulate the atmosphere of the Star War movies. This action can become realizable the desire of the innumerable fans of the Star Wars s brand: to be able to live, exactly that virtually, in the galaxy conceived by George Lucas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende contribuir para a reflexão acerca das novas possibilidades comunicativas e narrativas do meio digital, tendo como foco central os jogos eletrônicos para múltiplos usuários - MMORPG. O eixo deste trabalho gira em torno de duas questões que se interligam de forma bastante estreita, ainda pouco exploradas em pesquisas acadêmicas no campo da Comunicação. A primeira é a reflexão em torno da experiência de jogar SWG e da contribuição específica do computador como ambiente comunicativo. Ao mesmo tempo, torna-se imprescindível inserir o jogo eletrônico no contexto mais amplo do período informacional ou pós-industrial da sociedade contemporânea. A segunda questão que será focalizada é a modalidade de sociabilidade encenada pelos jogadores. Aqui, o trabalho retoma a discussão sobre comunidades virtuais, percebendo que as características fundamentais destes agrupamentos atualizam-se nesta experiência a partir da expressão guilda , que traduz a forma de pertencimento do jogador a um grupo dentro do jogo. Para desenvolverdiscussão, é proposto um estudo do caso de Star Wars Galaxies, MMORPG desenvolvido pela LucasArts desde de 2003. A proposta deste jogo consiste na recriação de um universo virtual que busca simular a atmosfera dos filmes de Guerra nas Estrelas. Esta ação pode tornar realizável o desejo dos inúmeros fãs da marca Star Wars: poder viver, mesmo que virtualmente, na galáxia concebida por George Lucas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação social-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectStar Wars-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA Galáxia de Lucas: sociabilidade e narrativa nos jogos eletrônicos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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